
Sobre o projeto
Ao longo de sua história atuando no campo da cultura, a Associação Cultural Nonada Jornalismo tem se perguntado: por que há tão poucos dados relacionados à cena literária do Rio Grande do Sul? Afinal, o estado é tão forte nos diversos setores que formam a cadeia do livro, com vários escritores celebrados nacionalmente, contando com oficinas de escrita respeitadas, assim como programas de pós-graduação que trazem a perspectiva da escrita criativa, além, é claro, das associações e entidades do setor.
Desse modo, planejamos uma pesquisa para entender um pouco mais o perfil e os desafios de quatro eixos da área em 2024: autores, editoras, livrarias e feiras literárias. Nos restringimos nesses quatro eixos por alguns motivos, entre eles, a qualidade da pesquisa. Somos uma organização sem fins lucrativos especializada em projetos socioculturais e de comunicação, além da cobertura jornalística. Logo, para fazer um trabalho aprofundado, tivemos que optar por reduzir para quatro as áreas de pesquisa.
Lançamento
Dia 23 de abril, às 10h
No Instituto Estadual do Livro do RS
(Rua André Puente, 318 – Independência, Porto Alegre/RS)
A pesquisa
em breve
Entendemos que diversos outros setores, como bibliotecas públicas, distribuidoras, gráficas, entre outras, também precisam de mais dados, e esperamos que esse estudo possa inspirar ou motivar outros pesquisadores a explorar esses caminhos. Em relação aos eixos, buscamos compreender os escritores também como trabalhadores da cultura. Entendemos que a busca de profissionalização é uma das demandas necessárias para o avanço do setor, que está em constante transformação.
O relatório digital acompanha também uma revista especial sobre literatura, com reportagens, resenhas, artigos e entrevistas sobre temas como a importância das bibliotecas no incentivo à leitura, as iniciativas indígenas de educação e também o preço do livro no Brasil, e os componentes que estão inclusos nessa questão. A revista tem tiragem de dois mil exemplares e será distribuída em feiras literárias, livrarias e espaços culturais públicos em diversas cidades do estado. Veja abaixo os pontos de distribuição.

