Podcasts

O Incendiário

A literatura de realidade é o tema principal do primeiro episódio do podcast O Incendiário, lançado esta semana pelo Nonada Jornalismo em parceria com a editora Libretos. No programa, o escritor Rafael Guimaraens conversa com o jornalista Matheus Machado sobre essa categoria da literatura, que trabalha com gêneros como a não-ficção e as narrativas de memória.

Na segunda parte, o tema é a pesquisa para a realização do livro homônimo lançado por Guimaraens. A obra conta a história dos incêndios que destruíram o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, prédio gêmeo do Theatro São Pedro, em novembro de 1949, e a Repartição Central de Polícia, em janeiro de 1950. O livro remonta os fatos, contando que o falsário espanhol Manoel Gonzales Aragón (vulgo Major Aragón) foi acusado pela polícia de ter praticado os crimes. No entanto, no período em que ocorreram os incêndios, o rocambolesco personagem estava preso em São Leopoldo (RS).

Cartografias da Censura à Arte no Brasil

O podcast propõe uma reflexão sobre a história do cerceamento à liberdade de expressão no país, em especial durante o período de ditadura militar. Os diferentes conceitos de censura e seu entrelaçamento com temáticas afro-religiosas, feministas e queer também estão no programa.

Com financiamento do Sesc a partir do edital Sesc Cultura Convida e produção dos nossos editores Rafael Gloria e Thaís Seganfredo, o projeto tem como ponto inicial o Observatório de Censura à Arte, iniciativa idealizada pela nossa reportagem, que registrou até o momento mais de 50 casos de censura no Brasil desde o cancelamento da mostra Queermuseu, em Porto Alegre. Ouça aqui.

A tradição e o futuro do samba do Rio Grande do Sul

Quando você pensa em sambista gaúcho, é muito provável que lembre na hora de Lupicínio Rodrigues. Mas o Rio Grande do Sul é, na verdade, um polo de sambistas homens e mulheres, alguns mais conhecidos, outros menos, como Tulio Piva e Caco Velho, contemporâneos de Lupi. Outros nome são a grande Zilá Machado e os suingueiros Luis Vagner e Bedeu.

Para comemorar o Dia Nacional do Samba, a gente conversou com Pâmela Amaro, uma das principais compositoras e cantoras de samba da atualidade no estado, que inclusive está lançando o EP Veneno do Café no dia 2 de dezembro. A compositora falou sobre a história do samba no estado, sobre suas principais referências no gênero e também nos contou um pouco sobre seu álbum de estreia. Ouça aqui.

Largo Zumbi dos Palmares, uma história de resistência

O podcast Largo Zumbi dos Palmares: Uma história de resistência é um projeto especial desenvolvido pelo Nonada – Jornalismo Travessia e uma tentativa de contar parte da grande história desse espaço de referência para a população negra da cidade de Porto Alegre. Para o programa, entrevistamos a doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rosiéli Melgarejo da Silva e o professor e historiador Manoel José Ávila. Ouça aqui.

Série Quando chegou carta, abri

Podcast destinado a leitura de cartas entre escritores, artistas e personalidades. Sempre contextualizando o momento em que as correspondências foram trocadas. Ouça aqui.