Yabba-dabba-doo

Feliz aniversário, Fred! E Wilma, Barney, Betty, Pepita, Bam-Bam, Dino e toda Bedrock. Os Flintstones completam hoje cinquenta anos de televisão.

Wilma e Fred, Betty e Barney, Pepita, Dino e Bam-Bam. (Imagem: Divulgação)

Produzido pelos estúdios Hanna-Barbera, The Flintstones foi ao ar pela primeira vez em 30 de Setembro de 1960 até 1º de abril de 1966, no canal de televisão estadunidense ABC. Ficou rapidamente famoso, sendo exportado para outros países e virando ícone (Dino, o dinossauro-cachorro da família, foi mais tarde utilizado como logo da Hanna-Barbera).

O desenho conta o dia-a-dia engraçado de uma típica família estadunidense dos anos 60. A inovação, para a época, foi que tudo acontecia na idade da pedra, em meio a dinossauros, tigres-dente-de-sabre e mamutes. Toda a tecnologia da época era adaptada para ser feita por algum animal (brincadeira que sempre aparecia em todos os episódios).

Os Flintstones foi o primeiro desenho a ser pensado para público infantil e adulto e também o primeiro a mostrar um casal dormindo na mesma cama. Esse formato de história familiar seria copiado diversas vezes em outros desenhos, como Os Jetsons, Os Simpsons e Uma Família da Pesada.

Além de diversas continuações, especiais, curtas, episódios comemorativos e filmes animados, Os Flintstones também viraram longa-metragens live-action (no primeiro deles, John Goodman fazia o papel de Fred Flintstone).

Outro aspecto inesquecível dos Flintstones é a música de abertura, que encantou gerações e gerações de crianças (e adultos) desde os anos 60.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *