Um original de García Márquez para leilão em Londres

Autor é um dos mais celebrados escritores da América Latina (Crédito: Divulgação)

O texto original do conto “Neste povo não há ladrões”,  com correções e anotações do próprio Gabriel García Márquez, será leiloado no dia 21 de novembro na casa Christie’s de Londres. Segundo a casa britânica de leilões, o texto é tido como o primeiro manuscrito de Márquez leiloado internacionalmente e está escrito à máquina, mas conta com muitas anotações e correções. Fato que permitiria  boa melhor aproximação ao método de trabalho do escritor.

A versão original deste conto foi adaptada ao cinema em 1965, pelo diretor mexicano Alberto Isaac, e é muito diferente da edição publicada na coleção “Os Funerais da Mamãe Grande” (1962). O manuscrito tem 33 páginas e inclui uma seção revisada do romance “A Má Hora”, que Marquez publicou naquele mesmo ano, e seu preço estimado é de entre US$ 62 mil e US$ 126 mil. O texto do autor será leiloará no próximo dia 21 de novembro, junto com outros manuscritos originais e cartas de reconhecidos escritores, livros antigos e partituras.

Além das peças anunciadas, o leilão da Christie’s também contará com cartazes de Franz Kafka e Simón Bolívar, os índices das coleções de arte do empresário americano John Pierpont Morgan e um “Livro de Horas” em francês e latim.

É válido lembrar que o escritor passa por um momento complicado, está com uma doença degenerativa que se traduz em uma perda progressiva da memória e da capacidade de pensar com clareza, além de também poder provocar mudanças de humor e personalidade.

Compartilhe
Jornalista, Especialista em Jornalismo Digital pela Pucrs, Mestre em Comunicação na Ufrgs e Editor-Fundador do Nonada - Jornalismo Travessia. Acredita nas palavras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *