A alemã Anna Oppermann, autora de "Being Different (Somehow she's so different), é um das artistas que participarão do evento (Crédito: Divulgação)

A partir do tema “A iminência das poéticas”, a Bienal de São Paulo deste ano, que acontece entre os dias 7 de setembro e 9 de dezembro, estabelecerá diálogos entre as produções de artistas consagrados e, principalmente, de artistas contemporâneos emergentes. O curador Luis Pérez-Oramas, venezuelano, explicou na coletiva de abertura do evento, ocorrida no dia 12 deste mês, que o desafio será a articulação entre as diferentes linhas de trabalho dos participantes, o que inclui também a consideração do pavilhão da Bienal no Ibirapuera, desenhado por Oscar Niemeyer, como elemento integrante na concepção das exposições.

Ao todo serão 110 os artistas expositores – 50 a menos do que na edição anterior. A redução aconteceu também no orçamento, que passou dos R$ 30 milhões de 2010 para R$ 21 milhões neste ano. A crise fiscal que abateu recentemente a Fundação Bienal de São Paulo a fez parar na lista de inadimplentes do Ministério da Cultura e ter a captação de recursos congelada em janeiro. O curador afirmou que a questão econômica não se impôs à curadoria, que partiu de um projeto ideal e depois o adaptou às condições existentes. As contas da Fundação foram liberadas no fim do mês de março, garantindo a realização da exposição no tempo previsto.

Entre os artistas participantes mais conhecidos estarão o norte-americano Robert Smithson grande nome da land art, o brasileiro Arthur Bispo do Rosário, atualmente em exposição no Santander Cultural de Porto Alegre, e o alemão Hans-Peter Feldmann, artista conceitual alemão. A lista completa dos artistas está disponível na página do evento. A mostra será organizada por “constelações” de trabalhos dialogantes em quatro zonas curatoriais, denominadas Sobrevivências, Alterformas, Derivas e Vozes, e uma zona transversal, chamada Reverso. Esta última consistirá em intervenções urbanas, mostras em parceria com outras instituições da cidade, exibições de filmes e apresentações teatrais e musicais.

Deixar um comentário

Não há comentários nessa página ainda. Vamos começar essa conversa!

Deixe uma resposta

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support