LAB Futuro Ancestral

O LAB Futuro Ancestral é um laboratório de co-criação de estratégias de mobilização pela Justiça Climática com 12 ativistas e artistas do Pará. Conheça!

O Nonada e o coletivo Noite Suja apresentam o LAB Futuro Ancestral, um projeto que articula 12 artistas, ativistas e comunicadores populares do Pará para co-criar estratégias de mobilização pela Justiça Climática, textos, vídeos e um documentário sobre as relações entre clima e cultura. O cerne do projeto é a criação de um espaço para veicular a perspectiva desses articuladores culturais a partir de seus territórios, em uma abordagem descentralizada sobre a liderança que assumem no debate sobre justiça climática no Brasil. 

O Futuro Ancestral quer refletir como jovens lideranças podem incidir no âmbito da ação climática. Busca ainda questionar como os jovens paraenses se inserem na COP30, a ser realizada em Novembro em Belém do Pará, e como ela se relaciona com várias questões já presentes no dia a dia das comunidades. Debates sobre a relação entre clima e gênero; o papel da juventude; soluções baseadas no bem-viver das comunidades tradicionais, e o papel da arte na ação climática são centrais para os participantes. 

O nome do projeto é uma homenagem ao escritor e intelectual Ailton Krenak, dando continuidade a projetos anteriores produzidos pelo Nonada, em sua cobertura climática e projetos culturais, e pelo Noite Suja, através de seu histórico de atuação em coletivo trazendo as vozes LGTBQIAPN+ e as artes performáticas para o centro da cena! O LAB Futuro Ancestral é realizado com financiamento do UMI Fund.

Conheça os 12 jovens participantes do projeto:

Acompanhe os conteúdos já criados pelo LAB: