Sucesso há anos na Europa, Titeuf, de Zep, chega ao Brasil

Titeuf em Deus, o Sexo e os Suspensórios (Divulgação)

Zep, pseudônimo do cartunista suíço Philippe Chappuis, é um dos maiores nomes dos quadrinhos europeus dos últimos anos. As revistas do personagem infantil Titeuf, um menino não inteligente, mas muito esperto, são sucesso absurdo de vendas em países francófonos desde os anos 90 e já foram traduzidas para diversas outras línguas. Titeuf tem também uma série animada e um filme.

No entanto, suas histórias nunca tinham chegado ao Brasil.

Até agora.

A editora Vergara & Riba lançou as duas primeiras revistas do personagem: Deus, o sexo e os suspensórios e O Amor é nojento, publicadas originalmente em 1992 e 1993. Nessas primeiras histórias, vemos Titeuf se virando para descobrir respostas a perguntas típicas da sua idade, focadas, em grande parte, na sexualidade – curiosidades, mudanças em seu corpo, relacionamentos e AIDS. Apesar disso, tudo aparece através da maneira inocente que ele e seus amigos têm de ver o mundo.

Titeuf em O amor é nojento (Divulgação)

[A aposta da editora é de que a publicação terá aqui o sucesso que tem na Europa, o que possibilitaria a publicação das próximas edições das revistas do personagem – a última, O Mundo da Adolescência, em tradução livre, foi publicada lá ainda esse ano. Gostaria muito de ter o otimismo deles e acreditar que Titeuf fará sucesso no Brasil. Mas a maneira como europeus tratam a temática da sexualidade é muito diferente da maneira brasileira – e somado a isso o fato de que é uma revista para crianças, acho provável que acabe não fazendo o sucesso esperado. E espero estar errado nisso.]

O autor Zep publica, além de Titeuf, histórias em quadrinhos mais curtas para adultos, em que explora a sexualidade de maneira mais madura e bem-humorada, inéditas no Brasil – embora se encontre a versão portuguesa de um de seus livros, Happy Sex. Aqui, foi lançado, pela Cia. das Letras, Aparelho Sexual e Cia., o seu manual para crianças com explicações sobre questões relacionadas a sexo, com Titeuf nas ilustrações do texto.

Para os francófonos, vão aí dois links onde assistir alguns episódios do desenho de Titeuf: http://www.youtube.com/watch?v=IGU6IwXLI5o e http://www.dailymotion.com/Titeuf-Mania.

Compartilhe
Ler mais sobre
Resenha

Divertida Mente: a melhor animação da Pixar nos últimos anos

Processos artísticos Reportagem Resenha Veredas

A insurreição das musas: Bárbara Santos na Festipoa Literária