
O cantor, compositor e escritor Chico Buarque foi um dos vencedores da 52ª edição do Prêmio Jabuti. O anúncio foi feito na quinta-feira passada (4) em cerimônia realizada na Sala São Paulo, no bairro da Luz, região central da capital paulista, pela Câmara Brasileira do Livro. É a primeira vez em 52 edições da tradicional premiação literária brasileira que o mesmo escritor vence três vezes na categoria.
Além da escolha do júri oficial formado por editores, “Leite derramado” também foi o vencedor no júri popular, uma novidade na edição deste ano — a votação contou com mais de 5 mil votos efetuados pela internet.
A obra de Chico, que descreve uma saga familiar caracterizada pela decadência social e econômica, tendo como pano de fundo a história do Brasil dos últimos dois séculos, desbancou concorrentes de peso como “O filho da mãe”, de Bernardo Carvalho e “O albatroz azul”, de João Ubaldo Ribeiro.
Confira os vencedores anunciados nesta quinta:
Melhor Livro do Ano – Não-ficção
“O Tempo e o Cão”, de Maria Rita Kehl (Editora Boitempo)
Melhor Livro do ano – Ficção
“Leite Derramado”, de Chico Buarque (Companhia das Letras)
Júri Popular – ficção
“Leite Derramado”, de Chico Buarque (Companhia das Letras)
Júri Popular – Não-ficção
“Linguagens Formais: Teoria, Modelagem e Implementação”, de Marcus Vinícius Medena Ramos, João José Neto e Ítalo Santiago Vega (Bookman Editora)