Chico Buarque leva pela terceira vez o prêmio mais importante da literatura brasileira (Crédito: Divulgação)

O cantor, compositor e escritor Chico Buarque foi um dos vencedores da 52ª edição do Prêmio Jabuti. O anúncio foi feito na quinta-feira passada (4) em cerimônia realizada na Sala São Paulo, no bairro da Luz, região central da capital paulista, pela Câmara Brasileira do Livro. É a primeira vez em 52 edições da tradicional premiação literária brasileira que o mesmo escritor vence três vezes na categoria.

Além da escolha do júri oficial formado por editores, “Leite derramado” também foi o vencedor no júri popular, uma novidade na edição deste ano — a votação contou com mais de 5 mil votos efetuados pela internet.

A obra de Chico, que descreve uma saga familiar caracterizada pela decadência social e econômica, tendo como pano de fundo a história do Brasil dos últimos dois séculos, desbancou concorrentes de peso como “O filho da mãe”, de Bernardo Carvalho e “O albatroz azul”, de João Ubaldo Ribeiro.

Confira os vencedores anunciados nesta quinta:

Melhor Livro do Ano – Não-ficção

“O Tempo e o Cão”, de Maria Rita Kehl (Editora Boitempo)

Melhor Livro do ano – Ficção

“Leite Derramado”, de Chico Buarque (Companhia das Letras)

Júri Popular – ficção

“Leite Derramado”, de Chico Buarque (Companhia das Letras)

Júri Popular – Não-ficção

“Linguagens Formais: Teoria, Modelagem e Implementação”, de Marcus Vinícius Medena Ramos, João José Neto e Ítalo Santiago Vega (Bookman Editora)

Deixar um comentário

Não há comentários nessa página ainda. Vamos começar essa conversa!

Deixe uma resposta

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support