"A Virgem das Rochas" será exposta no MARGS (Crédito: Arquivo)

O segundo semestre de 2011 será movimentado em Porto Alegre no que diz respeito às Artes Visuais. Além do debate sobre as poéticas do território que a Bienal do Mercosul vai incitar, a cidade vai assistir a uma exposição inédita de outro continente. A mostra de originais de Leonardo Da Vinci, que faz parte da programação do Ano da Itália no Brasil, vai acontecer no Museu de Arte do Rio Grande do Sul.

O curador da exposição é o superintendente do Patrimônio Histórico e Artístico de Roma, Claudio Strinati. Serão expostos cinco quadros a óleo do pintor renascentista, 12 desenhos, 11 anotações e seis máquinas do artista, além de 16 telas de pintores que seguiram a mesma escola. Dentre as obras mais famosas, está a “A Virgem das Rochas”.

Existem duas versões deste quadro. A primeira, exposta no Museu do Louvre, foi pintada aproximadamente entre 1483 e 1486. Trata-se de um dos primeiros grandes resultados do uso do chiaroscuro, efeito elaborado pelo próprio Da Vinci que consiste em um jeito particular de contrastar luz e sombra. A segunda versão, pintada entre 1491 e 1508 e exposta atualmente na National Gallery de Londres, terminou de ser restaurada neste ano, depois de processo que durou 18 meses.

A restauração revelou que esta segunda versão foi também pintada pelo próprio DaVinci, e não por seus seguidores, como se acreditava anteriormente. Uma camada de verniz aplicada em 1948-9 ocultara certos detalhes, como o caráter de esboço de alguns pontos do quadro, que portanto, é inacabado. A versão que poderá ser vista em Porto Alegre, na exposição que ainda não tem data definida, é a primeira.

Um comentário sobre “Da Vinci em exposição no MARGS”

Deixe uma resposta

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support