Arte eletrônica em exposição no Santander Cultural

Realizado em São Paulo desde 2000, o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica terá sua segunda edição em Porto Alegre a partir desta quarta-feira, 26 de janeiro. Assim como na primeira versão gaúcha do evento, ocorrida em 2008, o FILE será realizado no Santander Cultural.

FILE busca apresentar as novas tendências da cultura digital (Crédito: Divulgação)

O festival apresenta trabalhos interativos, como games, e  de instalações em ambientes imersivos, nos quais o participante é convidado a interagir das maneiras mais diversas possíveis. Sempre buscando inovar, o FILE tem como objetivo mostrar as manifestações mais recentes que tem acontecido em meio à cultura digital.

Uma delas, que esteve em destaque nas exposições de 2010 através da FILE Maquinema, mostra filmes que tem sido desenvolvidos graças aos jogos em 3D disponíveis na rede. Tais filmes, conhecidos como machinimas ou maquinemas, podem ser tão desenvolvidos quanto os realizados nas mídias convencionais, mas com baixos custos de produção e acessibilidade a todos. As estrelas são atores do Second Life, ambiente virtual e tridimensional que simula em alguns aspectos a vida social do ser humano.

Em seu 11? ano no Brasil, O FILE mostra obras vencedoras do FilePrixLux, prêmio internacional destinado a profissionais na área das linguagens eletrônicas e digitais. A premiação recebeu 1.235 inscrições de 44 países para concorrer em três categorias: Arte Interativa, Linguagem Digital e Sonoridade Eletrônica. Um júri internacional elegeu os melhores trabalhos.

O FILE pode ser visitado de terças a sextas-feiras, das 10h às 19h. Aos sábados, domingos e feriados, o horário é das 11h às 19h. A entrada é franca.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *