Recortes | Música – Um mercado quase inexplorado

A última coluna da seção Recortes, escrita pela nossa editora de Economia da Cultura, Leila Ghiorzi, traz vários questionamentos sobre algumas formas de arte não tão populares e sobre sua – geralmente má – divulgação. Sobre querer conhecer o diferente, sobre sair da chamada “zona de conforto” em que muitos de nós vivemos.

Autoramas, um exemplo de banda que teve sucesso no sistema de crowdfunding (Crédito: Divulgação)

Pois bem. Levando isso para a área da música – que, afinal, é a minha editoria aqui no Nonada –, acredito que a divulgação ajuda, sim, e muito a levar a arte a novos públicos. Mas este é apenas um lado da moeda. Hoje em dia não dá para depender mais de uma megacampanha de marketing, porque quem pode proporcioná-la são as grandes gravadoras. E estas só dispõe desses recursos para artistas gigantescos, que se tornarão ainda mais gigantescos graças a esse círculo vicioso, que não é de hoje e não se aplica apenas à música. Então, dito isso, vamos falar do que é possível fazer.

No Brasil, mais precisamente em Porto Alegre, o crowdfunding ainda engatinha. Mas já dá resultados, como o recente show da banda Howler por aqui. Se eles são os novos Strokes ou não (na resenha do show, deixo bem claro o que penso sobre isso), pouco importa. Importa, sim, que o esquema de pagamento de cotas funcionou, e todos os que investiram sua grana para trazer os caras tiveram total ressarcimento. Que venham mais e mais bandas por meio desse sistema.

Outro exemplo excepcional para mim é o lançamento do disco novo disco do Autoramas, Música Crocante. O grupo carioca, que sobrevive à margem das grandes corporações e vem mantendo uma admirável carreira no underground, conseguiu gravar a bolocha com o apoio dos fãs, que, conforme a quantia que pagaram, foram restituídos com kits especiais, acesso livre a shows e até ao backstage.

A tendência é de que o crowdfunding seja, com o perdão da redundância, cada vez mais difundido, tornando viável a realização de shows e a gravação de discos que não têm um apelo tão comercial, mas que contam com um público fiel e suficiente para bancá-los. Para isso, no entanto, é preciso sair da tal “zona de conforto”. E, é claro, ter algum dinheirinho extra pra investir na sua banda favorita.

 Como já perceberam, utilizo este espaço para colocar algumas ideias, digamos, de cunho pessoal. E não posso deixar de registrar minha indignação com a baixíssima presença de público no festival underground Over All, realizado no domingo passado, 18 de março, no Entre Bar. Quatro bandas – Imorale, Lebra, Badhoneys e Walverdes – tocaram para um público ínfimo, composto por amigos, jornalistas, amigos dos amigos, fotógrafos, amigos dos amigos dos amigos… Enfim, rock é um som restrito por natureza, e não foi esta a primeira e nem a última vez que tivemos meia dúzia de gatos pingados em um show local, mas a questão é: por que insistimos em falar que Porto Alegre tem uma cena rock forte? Uma cena é composta por, entre outros elementos, bandas e público. E este segundo eu sinceramente não sei onde está.  Alguém sabe?

Compartilhe
Ler mais sobre
crowdfunding opinião
Ler mais sobre
Entrevista Processos artísticos

Ian Ramil sem paradigmas

Direitos humanos Especiais Opinião

Coluna Gemis – Mais da metade da população, menos de 10% no Parlamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *