Mais um prêmio literário para o Vampiro de Curitiba

Dalton Trevisan, em uma das únicas poses em que conseguem fotografá-lo: andando na rua (Crédito: Secretaria da Cultura do PR)

O brasileiro Dalton Trevisan é o vencedor do Prêmio Camões 2012, o mais importante da língua portuguesa, atribuído a “escritores que tenham contribuído de “forma irrevogável para o enriquecimento literário e cultural do idioma”. O anúncio foi pelo secretário de Estado da Cultura de Portugal, Francisco José Viegas.

 Conhecido como o Vampiro de Curitiba, o escritor tornou-se famoso pelos contos curtos e secos, escritos com ironia cortante e humor cáustico, para lançar um olhar objetivo sobre a condição humana. É vencedor de diversos prêmios literários, entre eles o Jabuti de 2011, na categoria contos, com Desgracida. Ele já havia sido agraciado pelo Jabuti em outras edições, entre elas a de 1995, com Ah, é Dinorá.

Resta saber quando e como o Camões chegará às mãos de Trevisan. O escritor também é notório por ser recluso – não dá entrevistas e não se deixar fotografar. Fazê-lo ir a uma premiação, então, seria uma façanha.

Compartilhe
Ler mais sobre
PRÊMIO CAMÕES