Manuscritos do escritor irlandês para todo mundo ver (Crédito: Divulgação)

A biblioteca nacional da Irlanda disponibilizou online e gratuitamente uma coleção de manuscritos de James Joyce. A coleção inclui notas e primeiros rascunhos de clássicos do escritor irlandês como “Ulisses”, um dos principais romances do século 20, e “Finnegans Wake“, assim como outros textos raros escritos originalmente entre 1903 e 1928.

 Os manuscritos podem ser vistos online a partir de fotos tiradas dos originais. A Biblioteca anunciou que, a partir de junho, haverá um investimento em softwares para visualização dos registros em alta resolução.

 James Joyce é amplamente considerado um dos autores de maior relevância do século XX. Suas obras mais conhecidas são o volume de contos Dublinenses/Gente de Dublin (1914) e os romances Retrato do Artista Quando Jovem (1916), Ulisses (1922) e Finnegans Wake (1939) – o que se poderia considerar um “cânone joyceano”.

  Para visualizar a coletânea acesso o catálogo

Jornalista, Especialista em Jornalismo Digital pela Pucrs, Mestre em Comunicação na Ufrgs e Editor-Fundador do Nonada - Jornalismo Travessia. Acredita nas palavras. Twitter: @rafaelgloria
Tags:
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support