Lançada originalmente em 1991 para a Bienal de Quadrinhos do Rio de Janeiro, a graphic novel O Coronel está sendo reeditada, em uma nova versão, mais moderna, e disponibilizada online em um blog. Osmarco Valladão e Manoel Magalhães, a dupla de criadores, acreditando que cada nova versão expande as interpretações e aprofunda os conceitos do original, resolveram eles mesmos retrabalharem a história original. Segundo o texto postado no primeiro post do blog, ambos sentiram que havia mais a ser dito na história.

Capa da nova versão de O Coronel, de Osmarco Valladão e Manoel Magalhães

Os próprios autores definem a história como “uma fábula sobre pais e filhos, deveres e opções disfarçada como uma peça quadrinizada de ficção científica militar”. Um soldado recebe uma arma tecnológica que possui em si a consciência artificial do Coronel, um superior na hierarquia militar, e a história se faz no contraste entre a programação assassina da máquina, que, por achar que ainda está acontecendo a guerra para a qual foi criada, ordena o soldado a tomar atitudes violentas, e os valores morais do humano que empunha a arma, independente de sua posição militar. A premissa dessa reedição seria contar o que acontece depois do último quadro da versão anterior e mostrar o verdadeiro objetivo do Coronel.

Osmarco e Manoel também são autores das graphic novels The Long Yesterday (Comic Store) e O Instituto (Aeroplano). Eles já haviam feito uma outra versão da história do Coronel, para o livro Mauricio de Sousa por 50 artistas, em homenagem aos 50 anos de carreira do veterano quadrinista. Nela, o personagem Astronauta assume o lugar do soldado, encontrando a arma com a consciência do Coronel, e um senhor que busca algumas dessas armas que teriam sobrado após o fim da guerra para desativá-las. Os dois ainda planejam um álbum sobre o explorador Percy Fawcett, desaparecido no Brasil em 1925.

Novas páginas da nova versão de O Coronel são disponibilizadas a cada duas semanas pelo blog http://ocoronelhq.blogspot.com.br/.  Leiam!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support