Laxmi, contando sua história na reportagem de Dan Archer

O site da rede de comunicação britânica BBC publicou, nesta segunda-feira, uma reportagem em quadrinhos do repórter-quadrinista Dan Archer. Denunciando o tráfico de crianças no Nepal e região, “Nepal: I was 14 when I was sold.” é um ótimo exemplo de jornalismo em quadrinhos de qualidade e já foi traduzida para Nepalês, Árabe, Persa, Ucraniano, Uzbeque, Quirguiz e Urdu.

A ideia inicial do projeto foi colocada no site de financiamento coletivo Kickstarter e teve bastante sucesso. Archer foi para o Nepal antes de conseguir o total de financiamento que tinha estabelecido e começou a reportar sobre o tráfico no Nepal e sobre o processo de produção da reportagem, publicando aos poucos algumas páginas em seu site, no site do Poynter Institute e no Nepali Times à medida em que iam ficando prontas. O repórter-quadrinista ainda está no Nepal, produzindo e publicando aos poucos partes do que ele pretende, mais tarde, publicar como uma graphic novel.

No site da BBC também está disponível um texto do próprio Dan Archer sobre o processo de produção da reportagem e seu estilo de trabalho de forma mais geral. Um autor com experiência no campo, Archer já fez outras reportagens em quadrinhos, publicadas em seu site, em sites especializados como o colaborativo Cartoon Movement ou em portais de veículos maiores, como o Huffinton Post. O repórter-quadrinista já cobriu o tráfico de pessoas em outra reportagem em quadrinhos, sobre o caso da Europa Oriental.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support