BBC publica reportagem em quadrinhos de Dan Archer

Laxmi, contando sua história na reportagem de Dan Archer

O site da rede de comunicação britânica BBC publicou, nesta segunda-feira, uma reportagem em quadrinhos do repórter-quadrinista Dan Archer. Denunciando o tráfico de crianças no Nepal e região, “Nepal: I was 14 when I was sold.” é um ótimo exemplo de jornalismo em quadrinhos de qualidade e já foi traduzida para Nepalês, Árabe, Persa, Ucraniano, Uzbeque, Quirguiz e Urdu.

A ideia inicial do projeto foi colocada no site de financiamento coletivo Kickstarter e teve bastante sucesso. Archer foi para o Nepal antes de conseguir o total de financiamento que tinha estabelecido e começou a reportar sobre o tráfico no Nepal e sobre o processo de produção da reportagem, publicando aos poucos algumas páginas em seu site, no site do Poynter Institute e no Nepali Times à medida em que iam ficando prontas. O repórter-quadrinista ainda está no Nepal, produzindo e publicando aos poucos partes do que ele pretende, mais tarde, publicar como uma graphic novel.

No site da BBC também está disponível um texto do próprio Dan Archer sobre o processo de produção da reportagem e seu estilo de trabalho de forma mais geral. Um autor com experiência no campo, Archer já fez outras reportagens em quadrinhos, publicadas em seu site, em sites especializados como o colaborativo Cartoon Movement ou em portais de veículos maiores, como o Huffinton Post. O repórter-quadrinista já cobriu o tráfico de pessoas em outra reportagem em quadrinhos, sobre o caso da Europa Oriental.

Compartilhe
Ler mais sobre
Institucional Notícias

Nonada muda site para refletir um novo jornalismo cultural