Seleção oficial do Festival de Cannes 2013 é divulgada

Cartaz desta edição homenageia o casal de atores Paul Newman e Joanne Woodward. (Crédito: divulgação)
Cartaz desta edição homenageia o casal de atores Paul Newman e Joanne Woodward. (Crédito: divulgação)

Foi divulgada nesta manhã a seleção dos filmes que disputarão a Palma de Ouro em Cannes, entre os dias 15 e 26 de maio. Como é de praxe, a mostra competitiva inclui obras de vários diretores consagrados exibindo seus novos trabalhos, alguns já reconhecidos em Cannes no passado, como Roman Polanski, os irmãos Joel e Ethan Coen, Steven Soderbergh e Nicolas Winding Refn. Estes diretores lançam, respectivamente, La Vénus à la Fourreure, Inside Llewyn Davis, Behind the Candelabra e Only God Forgives. Também estão na disputa os novos trabalhos de Takashi Miike, Alexander Payne, James Gray, François Ozon, Paolo Sorrentino e Asghar Farhadi. O júri desta edição será presidido por Steven Spielberg e o filme de abertura da mostra competitiva (exibido em caráter hors concours) será a nova adaptação de O Grande Gatsby, dirigida por Baz Luhrmann.

A mostra Un Certain Regard, ainda sem presidente definido, será aberta por The Bling Ring – A Gangue de Hollywood, novo filme de Sofia Coppola estrelado por Emma Watson. A mostra inclui nomes como a francesa Claire Denis e o ator James Franco. Fora da competição, serão exibidos novos trabalhos de J.C. Chandor (que chamou atenção com seu filme de estreia, Margin Call), Guillaume Canet (exibindo seu primeiro filme em inglês, Blood Ties) Johnnie To e Stephen Frears. Além disso, o ator e comediante Jerry Lewis será homenageado com uma exibição especial de Max Rose, que marca seu retorno às telas após um longo tempo desde seu último filme, lançado em 1995. Outra atração será um segundo filme dirigido por Roman Polanski: o documentário Weekend of a Champion, sobre o piloto de Fórmula 1 Jackie Stewart. As filmagens aconteceram em 1971, mas só agora a obra será exibida oficialmente.

A relação ainda pode ter filmes incluídos até o início do festival. Para conferir o PDF (em inglês) com a seleção completa, clique aqui.

Compartilhe
Ler mais sobre
Notícias

Mostra na Sala P.F. Gastal homenageia o comediante Jerry Lewis