Veredas promove prêmio para literatura de autoria feminina

6e95e961-e021-4a83-8e51-ed8feb57962f

Com o intuito de privilegiar e garantir o protagonismo da mulher na criação, promoção e reconhecimento de sua escrita, o blog Veredas anuncia no dia 19 de maio (quinta-feira) a primeira edição doPrêmio Veredas para Literatura de Autoria Feminina – Edição Carmen da Silva. A iniciativa será comunicada a partir das 18h30min, na Palavraria (Vasco da Gama, 165), dentro da programação da 9ª FestiPoa Literária.

O concurso, que contemplará anualmente escritoras nascidas ou residentes há mais de dois anos no Rio Grande do Sul, se voltará exclusivamente às mulheres. Da mesma forma, a comissão organizadora e o júri adotarão igual molde. Nesta primeira edição, participam do processo obras já publicadas em 2015 e 2016, concorrendo aos gêneros Romance, Conto/Crônica e Poesia. As escritoras contempladas receberão um certificado e um troféu, confeccionado por uma artista.

O regulamento do Prêmio Veredas será lançado em setembro de 2016, encerrando suas inscrições em dezembro. A divulgação do resultado será feita em março de 2017. As datas ainda serão definidas e divulgadas no decorrer do ano.

“A principal proposta do concurso é tentar garantir um espaço de reconhecimento e valorização da produção literária das escritoras, além de incentivá-las a escrever, publicar e concorrer, levando em conta a diversidade de sua produção“, conta a idealizadora do blog Veredas, Priscila Pasko.

Indo ao encontro de resgatar e destacar a trajetória de escritoras, o concurso prestigiará a cada ano uma autora diferente. Nesta primeira edição, o Prêmio Veredas presta uma homenagem à escritora, psicanalista, jornalista e uma das precursoras do feminismo no Brasil, Carmen da Silva (1919-1985). Gaúcha, nascida em Rio Grande, Carmen, por meio de suas colunas na revista Claudia, e de seus livros, tocou em pontos cruciais e sensíveis às mulheres na década de 1960. Desenvolveu a crítica e a divulgação do movimento feminista brasileiro, abordando temas como a sexualidade, protagonismo, independência e divórcio. Entre suas obras estão Sangue sem dono (1964), A arte de ser mulher (1967), O homem e a mulher no mundo moderno (1969) e História híbridas de uma senhora de respeito(1984).

O blog Veredas foi criado em novembro de 2015, tendo recebido cerca de 7 mil visualizações desde seu lançamento. Ele promove e divulga a literatura produzida por mulheres através de reportagens, entrevistas e artigos produzidos por sua idealizadora, Priscila Pasko. O espaço busca o resgate de nomes de escritoras esquecidas ou ignoradas na história da Literatura, valorizando assim a pesquisa, além de divulgar o trabalho de autoras contemporâneas. O blog Veredas é uma parceria com o Nonada – Jornalismo Travessia.

LANÇAMENTO DO PRÊMIO VEREDAS PARA LITERATURA DE AUTORIA FEMININA – EDIÇÃO CARMEN DA SILVA
Dia: 19 de maio de 2016 (quinta-feira), a partir das 18h30min.
Local: Palavraria (Vasco da Gama, 165 – Porto Alegre), durante a programação da 9ª edição da FestiPoa Literária. Entrada é franca.

Compartilhe

Os comentários estão desativados.