6e95e961-e021-4a83-8e51-ed8feb57962f

Com o intuito de privilegiar e garantir o protagonismo da mulher na criação, promoção e reconhecimento de sua escrita, o blog Veredas anuncia no dia 19 de maio (quinta-feira) a primeira edição doPrêmio Veredas para Literatura de Autoria Feminina – Edição Carmen da Silva. A iniciativa será comunicada a partir das 18h30min, na Palavraria (Vasco da Gama, 165), dentro da programação da 9ª FestiPoa Literária.

O concurso, que contemplará anualmente escritoras nascidas ou residentes há mais de dois anos no Rio Grande do Sul, se voltará exclusivamente às mulheres. Da mesma forma, a comissão organizadora e o júri adotarão igual molde. Nesta primeira edição, participam do processo obras já publicadas em 2015 e 2016, concorrendo aos gêneros Romance, Conto/Crônica e Poesia. As escritoras contempladas receberão um certificado e um troféu, confeccionado por uma artista.

O regulamento do Prêmio Veredas será lançado em setembro de 2016, encerrando suas inscrições em dezembro. A divulgação do resultado será feita em março de 2017. As datas ainda serão definidas e divulgadas no decorrer do ano.

“A principal proposta do concurso é tentar garantir um espaço de reconhecimento e valorização da produção literária das escritoras, além de incentivá-las a escrever, publicar e concorrer, levando em conta a diversidade de sua produção“, conta a idealizadora do blog Veredas, Priscila Pasko.

Indo ao encontro de resgatar e destacar a trajetória de escritoras, o concurso prestigiará a cada ano uma autora diferente. Nesta primeira edição, o Prêmio Veredas presta uma homenagem à escritora, psicanalista, jornalista e uma das precursoras do feminismo no Brasil, Carmen da Silva (1919-1985). Gaúcha, nascida em Rio Grande, Carmen, por meio de suas colunas na revista Claudia, e de seus livros, tocou em pontos cruciais e sensíveis às mulheres na década de 1960. Desenvolveu a crítica e a divulgação do movimento feminista brasileiro, abordando temas como a sexualidade, protagonismo, independência e divórcio. Entre suas obras estão Sangue sem dono (1964), A arte de ser mulher (1967), O homem e a mulher no mundo moderno (1969) e História híbridas de uma senhora de respeito(1984).

O blog Veredas foi criado em novembro de 2015, tendo recebido cerca de 7 mil visualizações desde seu lançamento. Ele promove e divulga a literatura produzida por mulheres através de reportagens, entrevistas e artigos produzidos por sua idealizadora, Priscila Pasko. O espaço busca o resgate de nomes de escritoras esquecidas ou ignoradas na história da Literatura, valorizando assim a pesquisa, além de divulgar o trabalho de autoras contemporâneas. O blog Veredas é uma parceria com o Nonada – Jornalismo Travessia.

LANÇAMENTO DO PRÊMIO VEREDAS PARA LITERATURA DE AUTORIA FEMININA – EDIÇÃO CARMEN DA SILVA
Dia: 19 de maio de 2016 (quinta-feira), a partir das 18h30min.
Local: Palavraria (Vasco da Gama, 165 – Porto Alegre), durante a programação da 9ª edição da FestiPoa Literária. Entrada é franca.

Deixar um comentário

Não há comentários nessa página ainda. Vamos começar essa conversa!

Comentários foram encerrados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support