Porto Alegre
Dia: 11/04 (quarta-feira)
Local: Quintal Bar e Cultura (Luiz Afonso, 549/ Porto Alegre)

É hoje o lançamento de Caranguejo e outras histórias de amor, sedução e morte (Patuá, 93 págs, 2017), da escritora Liniane H. Brum.

Trata-se de uma coletânea de contos que lança um olhar nas relações amorosas e afetivosexuais. Homens e mulheres; casais; mães; pais; filhos e filhas marcados por fissuras emocionais, têm seus dramas encenados. São textos-fragmentos da vida íntima contemporânea: nada está datado, as narrativas não seguem uma ordem cronológica e se embaralham.

Nos 19 contos, Liniane direciona o olhar sobre aquilo que é corriqueiro nas relações e na nossa existência. Com isso, por meio de sua escrita, a descoberta, a culpa, o silêncio, o sexo, a perda, o amor ou ainda a morte ganham a sua devida dimensão na experiência de cada personagem. São construções e desfechos bastante familiares, mas que, por vezes, passam por nós sem receber uma reflexão mais profunda – por falta de tempo ou coragem. Numa época em que a obviedade precisa ser defendida, nada melhor do que a simplicidade para nos lembrar o quanto ela pode ser, também, impactante.

Caranguejo e outras histórias de amor, sedução e morte foi contemplado com a Bolsa de Criação Literária do PROAC, Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado de São Paulo.

Liniane Brum nasceu e cresceu em Porto Alegre (RS) e hoje vive em São Paulo. É escritora, docente, pesquisadora e roteirista. Autora do romance semidocumental Antes do passado – o silêncio que vem do Araguaia (Arquipélago, 2012), que conta sobre a busca do seu tio Cilon Cunha Brum, desaparecido político no Araguaia durante a ditadura brasileira. É mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC/SP e doutoranda em Teoria e História Literária na UNICAMP.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support