*atualizado dia 23/08

A partir do dia 12 de agosto, uma revista especial sobre cultura circula em espaços públicos do Rio Grande do Sul. A revista é uma publicação inédita do Nonada Jornalismo e será distribuída gratuitamente em centros culturais de Porto Alegre, Canoas, Cachoeirinha e Pelotas. 

A revista Nonada tem 52 páginas de reportagens, entrevistas, perfis, resenhas críticas e jornalismo em quadrinhos. Entre os destaques da edição, estão matérias sobre a ausência de direitos trabalhistas dos artistas, sobre arte e tecnologia e sobre o brincar na criação artística. O quadrinista Pablito Aguiar participa com uma HQ sobre censura à arte no Brasil, assim como a escritora Priscila Pasko, vencedora do prêmio Açorianos de Literatura, que assina um ensaio. A publicação conta também com artigos do escritor Ronald Augusto, da rapper Cristal e da produtora Natasha Ferla. Leia aqui os destaques da edição.

O projeto Revista Nonada: sobre viver de cultura contou ainda com uma oficina gratuita de jornalismo cultural, com o objetivo de fomentar o mercado e capacitar jornalistas e criadores de conteúdo. A iniciativa foi financiada através do Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas da Fundação Marcopolo e Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul, com recursos da Lei Aldir Blanc 14.017/20.

Com tiragem de mil exemplares, a publicação será entregue ainda em cestas básicas da ONG Cirandar, chegando diretamente até à casa dos leitores da Biblioteca Comunitária Chocolotão, em Porto Alegre.  Além disso, será distribuída para outros municípios via Sistema Estadual de Bibliotecas.

A revista estará disponível gratuitamente nos seguintes centros culturais: 

Porto Alegre

Livraria Taverna, na Casa de Cultura Mário Quintana – Andradas, 736, Centro
Biblioteca Pública do Estado – Riachuelo, 1190, Centro
Cinemateca Capitólio – Demétrio Ribeiro,1085 – Centro
Biblioteca Chocolotão – R. Mario Juarez de Oiveira, 261 – Residencial Nova Chocolatão

Canoas

Casa das Artes Villa Mimosa -Av. Guilherme Schell, 6270, Centro
Biblioteca João Palma da Silva – Ipiranga, 105, Centro
Hangar Cultural Oli Borges Flores – Estrada Passo do Nazário, 3150, Guajuviras

Cachoeirinha

Instituto Ágora – Anita Garibaldi, 185 – vila Marcia

Pelotas

Clube Social Fica Ahí Pra ir Dizendo – Marechal Deodoro, 368 – Centro

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support