Projeto Movimenta traz série de HQs sobre política e diversidade

Você sabe o que faz um deputado ou deputada federal? E qual é a representatividade negra no Congresso Nacional? Essas são algumas das questões presentes no Movimenta: política e diversidade em quadrinhos, novo projeto do Nonada Jornalismo. A iniciativa reúne uma série de 8 histórias em quadrinhos com foco na educação midiática voltada para o sistema eleitoral brasileiro.

O projeto é direcionado a alunos matriculados em instituições do Ensino de Jovens e Adultos que vão receber o conteúdo via WhatsApp. As matérias também serão compartilhadas semanalmente no formato vídeo e em imagens nas redes sociais do Nonada. O objetivo do Movimenta é contribuir para diminuir a desinformação sobre as eleições e incentivar a representatividade na política brasileira através de uma linguagem artística.

Os quadrinhos são assinados pelos jornalistas Cecilia Marins (ilustrações, diagramação e locução), Thaís Seganfredo (pesquisa e roteiro) e Rafael Gloria (coordenação). Confira o primeiro quadrinho na página do projeto ou assine a lista de transmissão aqui.

Em setembro, o Nonada vai realizar uma oficina online de checagem de fatos, em parceria com a Soda Numérica, agência de dados fundada pelos jornalistas Francisco Amorim e Marjuliê Angonese. Também vai acontecer uma edição presencial em uma escola EJA, de Porto Alegre.

O Projeto Movimenta é financiado pelo Programa Acelerando a Transformação Digital – Educação Midiática e Combate à Desinformação, realizado pela Meta em conjunto com a Ajor e o ICFJ.

Compartilhe
Ler mais sobre
políticas culturais
Ler mais sobre
Entrevista Políticas culturais

“O conhecimento sobre os editais precisa ser popular”, diz secretária dos Comitês de Cultura do MinC