Arte: Nonada Jornalismo

Redemoinho é a nova newsletter de literatura do Nonada

O Nonada Jornalismo lança nesta quarta-feira (1) a newsletter Redemoinho, focada na cobertura da literatura brasileira. O nome é inspiração dessa obra gigante da literatura brasileira, Grande Sertão Veredas, escrita por Guimarães Rosa. “O diabo na rua no meio do redemoinho”, escreve Rosa, em referência à vida de Riobaldo, que tende a girar em círculos, levantando poeira, suscitando uma dualidade entre o bem e o mal. A periodicidade da newsletter será quinzenal. Assine gratuitamente aqui.

Com conteúdo noticioso e analítico, a Redemoinho quer também estar presente, movimentar a partir do diálogo com o leitor. Vamos dar espaço para diversos setores da cadeia produtiva do livro no Brasil e tecer comentários a partir de uma linguagem mais informal sobre leituras realizadas, dar notícias sobre políticas públicas na área e  trazer pequenas entrevistas com escritoras e escritores brasileiros. Também continuaremos dando atenção à memória da literatura brasileira, trazendo registros de autores via carta ou outros arquivos.

Na primeira edição, trazemos análise de dois livros da escritora mineira Dalva Soares, além de uma pequena entrevista com ela. No momento, a autora está escrevendo o seu primeiro romance.  Além disso, algumas das outras seções são: “em outras notas” e “apóstrofos” procurando trazer também comentários sobre outros textos, links e informações da área. Há também a seção “da memória”, em que será sempre lida uma carta que tem a ver com o tema da newsletter. 

Além da Redemoinho, o Nonada também publica toda quinta-feira a Firmina, newsletter sobre liberdade artística, educacional e religiosa, nomeada em homenagem à escritora Maria Firmina dos Reis. Nas sextas, os assinantes também recebem a newsletter principal do veículo, com as matérias publicadas durante a semana. 

Quem escreve a Redemoinho é Rafael Gloria, jornalista, mestre em comunicação e editor-fundador do Nonada Jornalismo. Rafael Gloria ministra oficinas e cursos na área do jornalismo cultural, do jornalismo independente e da escrita criativa. Em 2017, foi finalista do Prêmio Parceiros da Escrita, da AGES, com o projeto Nonada. Em 2020, ganhou o edital Sesc Convida e o Prêmio Trajetórias da Cidade de Porto Alegre na categoria Livro e Leitura. Em 2021, foi selecionado para uma mentoria na Fundacion Gabo de Jornalismo.

Compartilhe
Jornalista, Especialista em Jornalismo Digital pela Pucrs, Mestre em Comunicação na Ufrgs e Editor-Fundador do Nonada - Jornalismo Travessia. Acredita nas palavras.