Em setembro de 2025, o Nonada Jornalismo completa 15 anos de trajetória na área da comunicação e da cultura. Para começar as celebrações desse novo marco, vamos nos transformar mais uma vez. Estamos lançando neste início do segundo semestre uma nova identidade visual, com uma logo repaginada e também um site modernizado.
Entre as principais mudanças, estão um novo logotipo que simboliza igarapés e veredas ao aproximar a cultura ao conceito de um rio, que sempre se transforma com o passar das águas. A ideia também faz referência ao livro Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, que inspirou o nome da organização.
Outras novidades são uma paleta de cores mais ampla, vibrante dinâmica, além de um novo site, que estimula a leitura de textos aprofundados e valoriza as fotografias. Mas ainda vem muito mais por aí.
Organização sem fins lucrativos que trabalha com comunicação e projetos culturais, o Nonada prepara para para este semestre a segunda edição do Comunica: Potencializando Culturas Locais, que vai formar 30 agentes culturais periféricos com distribuição de bolsa-auxílio com financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Além disso, em setembro, também vamos lançar nosso primeiro livro, focado em perfis de mestres da cultura do Rio Grande do Sul. Os dois projetos contarão com eventos que celebram os 15 anos da instituição.
Identidade visual
Uma das preocupações no processo de elaboração da nova identidade do Nonada era manter a profundidade e a credibilidade da organização, mas também apostar em um visual mais vibrante, dinâmico e moderno. O objetivo é transparecer a diversidade cultural, a coletividade, as festas e culturas populares que a organização tanto valoriza.
O responsável pelo trabalho foi o artista visual e designer do Nonada, Matheus Aguiar. “É por isso que nossa identidade é múltipla, com uma logomarca artesanal e atual, além de um leque tão grande de ilustrações – é para dar conta das nossas diferentes atuações. E somos muitos, com diferentes vozes, de diferentes regiões do Brasil”, diz. Ele conta que a tríade cultura, jornalismo e educação foi um dos nortes para pensar a nova identidade.
O logotipo procura modernizar o já tradicional balão de diálogo do Nonada, aplicando movimento e trazendo a ideia de caminhos. Matheus diz que a intenção era fazer com que o objeto visual traduzisse o movimento que o Nonada faz no jornalismo brasileiro.

Para Thaís Seganfredo, diretora de Operações do Nonada, “o balão de fala é um símbolo presente em toda a nossa história, e trouxemos sobre ele um desenho dos rios brasileiros, acompanhado de uma tipografia contemporânea. As exclamações que foram parte da nossa história dão lugar agora a veredas ou igarapés, caminhos que não partem e nem se encerram em Nonada. Porque assim como os rios, a cultura também está sempre em movimento”, explica.
A nova cara do Nonada também inclui elementos que simbolizam cada editoria da organização. São ações-movimentos como “olhar”, “banhar”, “serpentear” e “brincar de pipa”, ilustrados por símbolos inspirados na diversidade de culturas brasileiras. As ilustrações se conectam com as temáticas de organização: políticas culturais, culturas populares, clima e cultura, comunidades tradicionais, memória e patrimônio, processos artísticos e direitos culturais.
Novo site
Para acompanhar a celebração dos quinze anos, a organização também reformulou o layout do site. “A proposta era trazer um visual mais ousado e coerente com os valores da iniciativa, que aposta em um jornalismo comprometido com as diversas facetas da cultura no Brasil”, diz Rafael Gloria, diretor executivo do Nonada Jornalismo. Com o objetivo de destacar os projetos e editorias da organização, o layout traz cores vibrantes, em formato inspirado nas fitas presentes nas culturas populares do Brasil.
O responsável pelo trabalho foi o desenvolvedor e designer Lyn Jannuzzi. Ele diz que o conceito geral veio do entendimento das características do Nonada. “Principalmente da dedicação editorial no preparo dos textos, e que no lado do leitor acaba em um conteúdo que também requer tempo e conforto para se aprofundar. A solução para isso acaba sendo um design que tenta emoldurar sem distrações a grande quantidade de conteúdo cuidadosamente editados que o nonada tem depois de 15 anos de trabalho, e ajustar uma tipografia adequada ao ritmo dos textos”, explica.
Além disso, o site apresenta uma versão mobile funcional e intuitiva, com melhorias notáveis na navegação para telas menores, de forma a aproximar a experiência de um aplicativo de leitura. O menu se adapta bem aos dispositivos, e a rolagem entre os conteúdos mantém fluidez e facilidade de leitura, respeitando os diferentes ritmos de consumo de informação do público digital.