Nonada é selecionado no primeiro edital do Fundo de Apoio ao Jornalismo do Brasil

O Fundo tem como missão o fortalecimento dos ecossistemas jornalísticos no Brasil, contribuindo para um ambiente mais equitativo, plural e sustentável na produção e disseminação de informações

A Associação Cultural Nonada Jornalismo foi uma das quinze organizações selecionadas no primeiro edital do Fundo de Apoio ao Jornalismo (FAJ), cuja missão é fortalecer os ecossistemas jornalísticos no Brasil, contribuindo para um ambiente mais equitativo, plural e sustentável na produção e disseminação de informações. 

O programa vai disponibilizar apoio institucional, financeiro e mentoria por um período de até três anos. Os recursos permitirão que as organizações implementem diversas melhorias em suas operações. Além disso, os beneficiados também vão participar de um programa de mentorias e troca de experiências, que pretende oferecer um conjunto de ferramentas e oportunidades para o crescimento institucional, formando uma rede ativa de parceiros.

Com os novos recursos, o Nonada vai fortalecer sua estrutura e ampliar o impacto de suas ações. Uma das principais medidas será a criação de uma área dedicada à captação de recursos, permitindo que a direção concentre esforços no desenvolvimento institucional e na articulação com redes e eventos do setor. O investimento em diversidade é também outro foco, com a retomada do nosso Plano de Ação voltado à diversidade, em especial na área de recursos humanos da organização.

Também está previsto o fortalecimento da nossa rede de correspondentes freelancers, com foco na diversidade regional e valorização do trabalho, por meio do investimentos em reportagens aprofundadas realizadas a partir de territórios de diversas regiões do país. Além disso, serão oferecidos programas de formação para os jornalistas que integram a redação, com cursos em apuração, redação, jornalismo investigativo e coberturas sensíveis de territórios. As ações visam fortalecer a sustentabilidade da organização e qualificar ainda mais as produções jornalísticas que ecoam vozes e trajetórias que integram a diversidade de culturas do Brasil.

Conheça as quinze selecionadas: 

▫️TeatrineTV (DF)

▫️Jornal do Guará (DF)

▫️Rede Kalunga Comunicações (GO)

▫️Conquista Repórter (BA)

▫️RÁDIO E TV QUILOMBO (MA)

▫️Agência Tambor (MA)

▫️Tapajós de Fato (PA)

▫️Agência Carta Amazônia de (PA) Jornalismo Socioambiental

▫️Abaré Escola de Jornalismo (AM)

▫️Fala Roça (RJ)

▫️Portal Montanhas Capixabas (ES)

▫️Periferia em Movimento (SP)

▫️Desterro – Observatório de Violência em Florianópolis (SC)

▫️Associação Cultural (RS) Nonada Jornalismo

▫️Associação Portal Catarinas (SC)

Sobre o Fundo 

O Fundo é financiado por recursos filantrópicos, com aportes de fundações e doadores privados comprometidos com o fortalecimento do jornalismo local e a promoção da democracia. No entanto, sua política de financiamento foi elaborada para ser diversificada e adaptável, permitindo a inclusão de outras fontes de recursos à medida que o projeto evoluir.

O fundo começou a ser construído em 2022, fruto de uma articulação entre a Associação de Jornalismo Digital (Ajor), as fundações que participam dessa fase inicial e algumas organizações de jornalismo, demonstrando um compromisso coletivo de longo prazo com a sustentabilidade do jornalismo independente no país.

Compartilhe

Relacionadas