Ladrões furtam escultura de Henry Moore

A obra é avaliada em 500 mil libras (Crédito: Divulgação)

O famoso relógio de sol esculpido pelo artista britânico Henry Moore e avaliado em 500 mil libras foi furtado na madrugada desta terça-feira. O roubo aconteceu em frente a uma antiga residência campestre de Moore, transformada em museus do artista, em Hertfordshire. A polícia acredita que o interesse dos ladrões seja derreter a peça e vender o metal.

Moore se tornou conhecido por suas esculturas abstratas em grande escala, fundindo o bronze e o mármore. Foi influenciado pela arte mexicana pré-colombiana, assim como pela arte arcaica e renascentista.

Richard Calvocoressi, diretor da Fundação Henry Moore, lamentou o furto e revelou que a fundação já havia adotado nos últimos anos medidas de segurança para proteger as esculturas do artista. O cobre, principal componente do bronze, valorizou-se nos últimos três anos, o que estimula o roubo de obras de arte metálicas,  além de placas comemorativas, tampas de bueiros e fios elétricos.

O governo britânico anunciou em abril que pretende adotar no segundo semestre novas medidas para coibir o furto de metais.

Releia a entrevista que fizemos sobre o comércio de bens culturais roubados. 

Compartilhe
Jornalista, Especialista em Jornalismo Digital pela Pucrs, Mestre em Comunicação na Ufrgs e Editor-Fundador do Nonada - Jornalismo Travessia. Acredita nas palavras.