Foto de Josef Koudelka, parte da exposição "Invasion: Praga 68" (Crédito: Divulgação)

O Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre, após adiamentos que deixaram os fãs do evento apreensivos em relação à sua realização em 2012, chega à sua 6ª edição trazendo para debate o tema “a experiência coletiva”. A ideia é evidenciar movimentos do campo das imagens que se consolidaram a partir de experiências coletivas, relacionando-os com a história social do século XX.

De 21 de agosto a 30 de novembro, exposições diversas poderão ser vistas na Casa de Cultura Mario Quintana, no Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC-RS), no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) e na Bolsa de Arte. A programação de palestras e seminários está mais concentrada entre os dias 22 e 25 de agosto, conforme informações do site oficial do festival, no Memorial do Rio Grande do Sul (Praça da Alfandega).

A abertura do FestFoto acontece no no dia 21 de agosto, às 19h, no Memorial do Rio Grande do Sul, e conta com o lançamento do livro “Vi Ver”, de Nair Benedicto, a fotógrafa homenageada deste ano. A sua produção fotográfica volta-se para temáticas sociais, especialmente as que envolvem mulheres, crianças, populações indígenas e ecologia. 

O festival reserva outra presença de peso: o fotógrafo tcheco Josef Koudelka vem a Porto Alegre no dia 6 de novembro para participar do FestFoto, e estará na abertura de sua exposição, que é inédita no Brasil. Trata-se de “Invasion: Praga 68”, que consiste em fotos do autor relativas à Primavera de Praga, impressas em grande formato, expostas ao lado de centenas de panfletos de propaganda que circulavam na época.

Mas as principais novidades do evento são tecnológicas: para os que não puderem estar na cidade ao longo da próxima semana, haverá transmissão e cobertura ao vivo dos eventos via mídias sociais e streaming. Além disso, estarão disponíveis aplicativos para iPads, Androids e QRCode, com conteúdo do festival. Aqueles que tiverem tablets poderão baixar gratuitamente na App Store e no Google Play os catálogos desta edição e das anteriores, que serão interativos e multimídia.

Saiba mais através da página oficial do evento: http://www.festfotopoa.com.br/2012/

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support