Descoberto final inédito para o conto “O Tema do Traidor e do Herói” de Borges

Parágrafo encontrado do conto de Borges (Crédito: Biblioteca Nacional da Argentina)

O famoso conto “O Tema do Traidor e do Herói”, publicado no livro Ficções de 1944, de um dos autores mais consagrados da América Latina, quiçá do mundo, teve outro final. Pesquisadores descobriram um manuscrito inédito do autor no arquivo da Biblioteca Nacional da Argentina, entre as páginas da edição 112 da revista Sur. Nele, há um parágrafo que havia sido excluído da última versão do conto.

Não se trata de obra do acaso, pois uma equipe de investigação está a atrás de vestígios da obra de Borges na instituição. O Diretor da Biblioteca, Ezequiel Grimson, declarou que é o primeiro manuscrito da obra do escritor sobre a custódia do Estado Argentino, já que todos os outros teriam sido vendidos para colecionadores, ou estariam com instituições privadas. Para o pesquisador, Germáz Alvarez, a descoberta ajuda a entender o trabalho de Borges. “Cada exclusão é significativa uma vez que mostra que cada palavra tem um destino, tem um lugar”, diz.

“O Tema do Traidor e do Herói” conta a história ficcional de Ryan, que descobre  a verdade sobre a morte de seu avô, Fergus Kilpatrick, um herói revolucionário irlandês. 

Compartilhe
Jornalista, Especialista em Jornalismo Digital pela Pucrs, Mestre em Comunicação na Ufrgs e Editor-Fundador do Nonada - Jornalismo Travessia. Acredita nas palavras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *