Por que a cultura sofre com um governo neoliberal

Governo Sartori vem adotando políticas neoliberais na cultura do RS (Foto: Daniela Barcellos/Palácio Piratini)

por Cristiane Marçal*

No dia 28 de dezembro de 2015, em meio a uma tumultuada sessão extraordinária  convocada às pressas pelo executivo do governo gaúcho e ofuscada por uma pauta gigantesca e recheada de polêmicas, o legislativo aprovou o PL 506/2015. O texto do projeto retira um trecho da Lei nº 13.924, de  de 21 de julho de 2010, que institui o sistema Pró-cultura. A frase retirada foi “não podendo ser inferior ao limite do ano anterior”.

Para ficar mais claro, o texto original é este:

Art. 27 – Anualmente, lei de iniciativa do Governador do Estado fixará o montante global que poderá ser utilizado em aplicações culturais, em até 0,5% (meio por cento) da receita líquida, não podendo ser inferior ao limite do ano anterior.

Que foi substituído por este:

Art. 27. Anualmente, lei de iniciativa do Governador do Estado fixará o montante global que poderá ser utilizado em aplicações culturais, que não poderá ser superior a 0,5% (cinco décimos por cento) da receita líquida de ICMS.

Ao retirar algumas palavras do texto original, o atual governo abriu espaço para um desmantelamento da verba destinada à cultura. Eu não estou dizendo que o governo vai fazer isso, eu estou dizendo que ele está abrindo essa possibilidade porque o dispositivo retirado do texto original servia como uma proteção mínima ao caixa da pasta. Ou seja, daqui pra frente, o repasse mínimo de verba para a secretaria da cultura depende do bom senso do governo. Desejem-nos sorte.

LIC suspensa 

Esse não foi o único feliz ano novo para a secretaria de cultura do Estado.

Um dos principais meios de financiamento cultural, a Lei de Incentivo à Cultura (LIC), que permite aos patrocinadores descontos no ICMS a partir dos valores investidos em projetos culturais, foi suspensa no fim de 2015. A verba da LIC depende diretamente da renda fiscal do Estado que, como era de conhecimento geral desde os primeiros dias do novo governo, passa por um ajuste financeiro bastante incisivo. A previsão de retorno anunciada pelo Estado foi janeiro de 2016. Hoje, janeiro de 2016, se você ligar para o Pró-cultura (51. 3288.7523), você será informado de que a LIC continua suspensa e não há previsão de retorno.

Isso é grave porque as leis de incentivo, embora polêmicas, ainda são os principais mecanismos de incentivo à cultura do país. Boa parte da verba estatal que circula no mercado cultural (e a maior parte da verba que circula no mercado é estatal) vem dessa fonte. No caso do Rio Grande do Sul, a LIC financia eventos importantes como a Bienal do Mercosul e a Feira do Livro de Porto Alegre, que já sofreram com cortes de orçamento em 2015 (veja aqui e aqui). Se a LIC não for reaberta nos próximos meses, haverá uma chance real de eventos importantes seguirem o mesmo caminho da Jornada de Literatura de Passo Fundo, que teve sua edição de 2015 cancelada.

Vamos a um problema cronologicamente mais próximo. Em dezembro de 2015, a Oi lançou um edital de patrocínio a projetos culturais via LIC, cujas inscrições terminam no próximo dia 21 de janeiro. O edital não exige que os projetos estejam aprovados na lei de incentivo no ato da inscrição, mas condiciona o patrocínio a essa aprovação quando os projetos forem contemplados. Ou seja, se a retomada da LIC acontecer numa data muito próxima à divulgação do resultado da Oi (impedindo que um projeto passe pelos trâmites necessários para ser aprovado) ou se a retomada não acontecer antes do anúncio do resultado, o candidato perde o patrocínio.

Condomínio cênico do Hospital São Pedro 

Dentro dessa rica oferta de problemas com a qual a cultura do Rio Grande do Sul abre o ano, uma das situações mais complicadas é o anúncio do fechamento do condomínio cênico do Hospital São Pedro, que afeta diretamente um dos setores economicamente mais delicados da produção artística. O local é o atual espaço de trabalho de cinco grupos de teatro e está funcionando com essa finalidade há 16 anos. No facebook, a página do Movimento pela permanência do Condomínio Cênico do HPSP reúne quase 8 mil membros.

Para contextualizar aos que não tem proximidade com esse tipo de produção: não é fácil conseguir espaço de trabalho para quem trabalha com teatro porque a demanda dessa atividade exige lugares minimamente amplos para os ensaios, para produzir e guardar figurino e cenário e manter equipamentos. Isso sem falar das necessidades técnicas específicas de cada criação artística. Por exemplo, um dos grupos do condomínio cênico é o Falos & Stercus, conhecido pelo uso de rapel cênico nas suas criações. Não dá pra ensaiar rapel na garagem da mãe.

Todos esses fatores colaboram para que o espaço de criação seja um subsídio essencial na cadeia produtiva do teatro. O encerramento de uma proposta como a do condomínio cênico pode, e provavelmente irá, encerrar carreiras de grupos e artistas porque é financeiramente inviável para os profissionais de teatro reproduzir as mesmas condições de trabalho alugando espaços da iniciativa privada.

Neste texto, estou usando como referência a administração do Estado para falar sobre neoliberalismo e cultura, mas evidentemente temos outros exemplos em outras esferas públicas. Pra não me estender mais, só vou dizer uma coisa: Usina do Gasômetro. Lá está um programa de residência artística referência para outras cidades e extremamente importante para a cadeia produtiva do teatro local. Extremamente importante. Teremos que falar sobre isso em breve, infelizmente.

Por que o neoliberalismo precariza a cultura 

Não é um posicionamento político, não é uma opinião. Não é o que eu acho ou o que você acha. O neoliberalismo precariza a cultura porque a lógica de uma anula a outra. Mesmo que uma gestão considere louvável promover a democratização cultural, no momento em que ela optar por uma postura neoliberal, inevitavelmente, a política cultural ficará em segundo plano.

As lógicas que se anulam seguem, basicamente, o raciocínio abaixo.

Os estudos de economia da cultura apontam os bens gerados pela produção cultural como bens sociais. Como bem social, subentende-se que a cultura é um importante elemento para a construção social. Porém, antes da cultura, esta construção social está sujeita a um regime econômico chamado capitalismo. O capitalismo baseia-se na dinâmica de mercado. O capitalismo do liberalismo propõe o livre mercado e limitações à atuação do poder público. No caso do neoliberalismo, o livre mercado é ainda mais livre e o Estado é ainda mais limitado, transferindo uma parte significativa de seu poder para a iniciativa privada através de medidas como a redução da máquina pública e a a privatização.

A cultura possui uma dinâmica muito diferente do capitalismo. Sua rentabilidade não está em números, mas em elementos que contribuem com a já citada construção social. Mas o capitalismo não sabe mensurar rentabilidades que não sejam numéricas, portanto a cultura pela cultura, sem interesse de mercado, não é rentável no universo capitalista. O que não é rentável no capitalismo fica, na visão do capitalismo, pobre. E o que é pobre fica marginalizado. Portanto, no capitalismo, a cultura fica marginalizada. O problema é que a cultura, como já foi dito, é um elemento importante da construção social. E se o sistema capitalista não consegue sustentar um bem social, então, dizem autores da área de economia da cultura, o Estado deve fazê-lo.

Agora, o problema é que o neoliberalismo não apenas marginaliza a cultura, ele também prega a ausência de Estado. Sem sistema e sem Estado, a cultura no universo neoliberal vive o ápice da incógnita financeira.

Se a cultura, num regime capitalista, depende da intervenção do Estado, logo, num governo neoliberal, essa dependência vai ter que esperar.

O nosso neoliberalismo 

As leis de incentivo à cultura são o melhor exemplo de ferramenta neoliberal de administração pública da cultura. Ao financiar a produção artística dando desconto em imposto para a empresa patrocinadora, o governo repassa para a iniciativa privada a função de selecionar os projetos que devem ir a público. Não que as leis de incentivo não sejam importantes, é claro que são. Mas como ferramenta de política cultural, ela alimenta preferencialmente a indústria do entretenimento que, não acho que se possa negar, também é cultura. Mas, não acho que se possa negar, não é política cultural, democratização cultural e muito menos diversidade cultural. A lei de incentivo à cultura como principal elemento de uma política cultural é uma excelente política de incentivo ao marketing.

Agora, percebam que no nosso neoliberalismo gaúcho, até a lei de incentivo está sendo negligenciada.

Desejem-nos sorte.

*Cristiane Marçal é produtora cultural e jornalista.

Compartilhe
Ler mais sobre
Comunidades tradicionais Processos artísticos Resenha

Do ventre da árvore do mundo vem “O som do rugido da onça”

Notícias Políticas culturais

Secretaria da Cultura do Estado tem corte de mais de 80 milhões da proposta orçamentária

Direitos humanos Reportagem

Apagão de dados e ausência de leis de cotas promovem desigualdade racial nos serviços públicos municipais