por Guilherme Jaeger

A música do Brasil vive um momento de expansão. Artistas como Anitta e MC Bin Laden, por exemplo, aumentam seus horizontes no cenário pop mundial com êxito. Mas deixemos a superfície. Nesta resenha, o papo vai para o subsolo. Pois bem, o que tem de bom lá? Muita coisa, aparentemente. Caras novas surgem a todo instante, fazendo sons de mistura e genre-bending. Tantas, aliás, que a icônica Elza Soares resolveu se juntar à turma e lançou, em sua 34ª obra de estúdio, um dos álbuns mais experiementais do ano de 2015. E se esta cena agora tem cada vez mais espaço, é porque caras como Curumin estão há anos trabalhando em conceitos musicais únicos e inventivos.

Para que você saiba com quem está lidando: são 12 anos de carreira dedicados à união de sons com um sabor brasileiro e pegada eletrônica, além daquele leve, bem leve, flerte com melodias pop de cross-over que entram e saem de suas composições. Um músico que padroniza sons improvisados e naturaliza efeitos eletrônicos. É nesta dicotomia que o som de Luciano Nakata Albuquerque vive. E Boca, lançado no dia 2 de junho, mostra como a jornada deste veterano consiste em criar mais e mais avenidas para a liberdade de sua expressão.

Seu álbum mais livre conceitual e sonoramente começa com “Bora Passear”, uma das faixas mais autoexplicativas, um convite à exploração de uma jornada inconstante. Ao falar sobre o álbum para o site Trabalho Sujo, Curumin expressou a intenção de pensar no fluxo das músicas como se fossem partes em um roteiro de filme, que constantemente tenta surpreender o espectador. Ainda assim, a abstração de seu conceito permite ao multi-instrumentista sair em diversas tangentes sonoras e de assunto, com mudanças por vezes bruscas na temática de canção para canção.

Não que não haja nenhuma estrutura. Esta associação livre é premeditada pelo conceito do álbum. Curumin explora a temática da boca humana, e seus vários usos permeiam o disco. Bocas se beijam em “Boca Cheia”, seduzem em “Bora Passear”, protestam em “Boca Pequena 1 e 2”, lamentam em “Atrito”, exaltam em “Terrível” e querem comer em “Paçoca”. Trata-se de um comentário sobre a diversidade de cada pessoa, esta variedade interligada de forma solta, e que existe em todos nós. Nada mais apropriado para um trabalho tão declaradamente de fusão sonora.

Curumin tem histórico em abordar temáticas sociais, e Boca não é diferente. A crise do cenário político atual ganha espaço em “Boca Pequena 1 e 2”, faixas que manifestam a frustração com a oligarquia que tenta ficar no poder a qualquer custo. A identificação feminina é abordada em “Terrível”, e já a segunda faixa, um poema retirado da peça “O Burguês Que Deu Errado”, manifesta os sentimentos do compositor sobre os privilégios do homem branco. À exceção das “Bocas Pequenas”, a maioria das canções mais políticas são intercaladas com outras temáticas, de modo a evitar um tom monocórdico em qualquer momento do álbum.

Entre a gama de participações que temperam a mistura, destaque para Rico Dalasam em “Tramela”, canção mais impactante da obra. De rimas e performance urgentes, Dalasam ataca um sistema, mídia, e sociedade que impõe silêncio àqueles que precisam falar, através dos gritos incessantes de quem não quer escutar ou levar protestos a sério. O rapper deu um grande salto para conquistar seu espaço em 2016 com o seu álbum Orgunga e uma série de bons singles, e se manter a potência demonstrada aqui, deve continuar a ascensão que iniciou com “Aceite-C”, em 2014.

Político, romântico, poético, mundano. Orgânico, eletrônico, com funk, afrobeat, jazz e samba. Melodias não-convencionais, parcerias internacionais e estrutura solta. Para um artista que tem a variedade como missão, Boca soa como um anúncio de utilidade pública. Com mais de uma década de trabalho e quatro álbuns no currículo, é praticamente redundante dizer que este homem de vários estilos segue experimentando, pois experimentar é o que ele faz. E se o seu mais recente projeto é indicação do futuro, a boca de Curumin seguirá a cantar vida longa ao diferente por um bom tempo.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support