Nonada lança financiamento coletivo para marcar 10 anos de história

Neste ano de dificuldades, o Nonada – Jornalismo Travessia completa 10 anos. E nós precisamos do apoio de vocês pra seguir colocando no foco da pauta as expressões artísticas de todos aqueles que são marginalizados mesmo compondo de forma rica o panorama da cultura nacional.

Por isso, lançamos nosso financiamento coletivo, disponível no >>> apoia.se/nonada <<<. Lá é possível pra escolher a recompensa (botton, ecobag, marcador de página, cursos e a participação no nosso Conselho Editorial). Também é possível optar por colaborar mensalmente se quiser.

Contribua aqui

Recompensas:

Ecobag e botton 

Pra quem quiser ter um pouco do Nonada em casa, você pode escolher entre esses dois itens e ainda ganha um marcador de página de brinde. Retirada após término da campanha no bairro Cidade Baixa, ou envio com frete a cargo do apoiador. Clique para ver as imagens em tamanho maior: ecobag / marcador / botton

Conselho Editorial

Queremos que o conselho editorial do Nonada seja um espaço de troca e convivência. Sabemos que há muitas pautas que poderiam ganhar visibilidade e queremos colocar isso em prática de forma sustentável. As pautas sugeridas serão votadas pelos próprios integrantes do Conselho para a equipe do Nonada tocar!

Curso online de Jornalismo Independente

Curso online de Jornalismo Independente via zoom. Os encontros terão caráter teórico e prático, compartilhando a experiência do Nonada em mais de dez anos de trabalho independente no jornalismo. Serão três encontros de cerca de 1h30: Breve histórico do jornalismo alternativo/independente no Brasil; Iniciação da reportagem investigativa; Em busca da publicação.

Curso online de crítica cultural

Quer se especializar na escrita de críticas ou resenhas? Neste curso teórico e prático em dois encontros online, abordamos os fundamentos de uma boa crítica, as diferenças entre crítica e resenha, além de um panorama do jornalismo cultural no Brasil. Bibliografia baseada em autores como bell hooks, Susan Sontag e Daniel Piza. Datas a combinar.

Por que precisamos de vocês

Cobertura de Políticas Culturais

Uma de nossas especialidades é a cobertura de políticas públicas na área cultural, em âmbito tanto regional (Porto Alegre e Rio Grande do Sul), como nacional. Algumas de nossas matérias repercutiram e realmente modificaram as questões abordadas, sempre ligadas a problemas que os trabalhadores da cultura enfrentam. Acreditamos que falta uma cobertura jornalística interessada e aprofundada que reivindique demandas necessárias para a classe cultural. Com este financiamento, queremos intensificar esta cobertura, sobretudo levando em conta a crise da Covid-19.

Observatório de Censura à Arte 

Desde 2019, realizamos um projeto especial de cunho jornalístico voltado a mapear os casos de censura às expressões artísticas no Brasil. Nosso ponto inicial foi o episódio do Queermuseu, de 2017, um marco devido à repercussão emblemática. O Observatório serve como fonte de pesquisa para outros jornalistas e entidades realizarem matérias e trabalhos relacionados à censura nas variadas formas de expressão artística. Acesse aqui > censuranaarte.nonada.com.br

Compromisso com a diversidade da Cultura 

O jornalismo que cobre cultura também tem um compromisso com a área, no sentido de entender esse conceito além do sinônimo estrito de obra artística. E sim cultura como o conjunto de elementos que representam as mais variadas formas de viver, como um processo. Por isso, é importante enxergar e mostrar para os nossos leitores toda essa diversidade formadora. A pandemia do novo coronavírus afetou em cheio os trabalhadores da cultura e populações indígenas, quilombolas e LGBTs e a gente espera poder contribuir um pouco com informação nesse sentido.

Bolsas para os integrantes do coletivo e estudantes de universidades públicas 

Além de remunerar os próprios integrantes do coletivo, uma de nossas ideias é também incentivar a publicação de reportagens da área cultural, e oferecer bolsas remuneradas de trabalho para jornalistas e estudantes de universidades públicas, sempre como foco na políticas de diversidade quanto à escolha dos bolsistas. No caso de estudantes, também faremos um acompanhamento de perto, auxiliando na produção e apuração da matéria.

Compartilhe
Ler mais sobre
Destaque jornalismo nonada
Ler mais sobre
Comunidades tradicionais Processos artísticos Resenha

Do ventre da árvore do mundo vem “O som do rugido da onça”

Institucional Notícias

Jornalismo digital brasileiro se une em campanha de financiamento

Direitos humanos Notícias

Observatório de Censura à Arte divulga relatório inicial