Nonada lança podcast sobre literatura de realidade em parceria com a editora Libretos

Você sabe o que é literatura de realidade? Esse é o tema principal do primeiro episódio do podcast O Incendiário, lançado esta semana pelo Nonada Jornalismo em parceria com a editora Libretos. No programa, o escritor Rafael Guimaraens conversa com o jornalista Matheus Machado sobre essa categoria da literatura, que trabalha com gêneros como a não-ficção e as narrativas de memória. Escute os dois episódios abaixo.

As diferenças e as aproximações entre jornalismo e literatura e os bastidores dos processos criativos de não-ficção são alguns dos tópicos abordados no primeiro episódio. A conversa é entremeada com citações de livros importantes do gênero, escolhidos por Guimaraens, “Operação Massacre”, de Rodolfo Walsh e “A Sangue Frio”, de Truman Capote. 

Rafael Guimaraens é um dos mais prolíficos autores brasileiros no segmento, com mais de 19 obras lançadas, entre elas Teatro de Arena – palco de resistência, Tragédia da Rua da Praia e 20 relatos insólitos de Porto Alegre, tendo ganhado diversos prêmios literários. Em 2022, Guimaraens lançou O Incendiário (editora Libretos), que conta a história dos incêndios que destruíram o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, prédio gêmeo do Theatro São Pedro, em novembro de 1949, e a Repartição Central de Polícia, em janeiro de 1950. 

O livro remonta os fatos, contando que o falsário espanhol Manoel Gonzales Aragón (vulgo Major Aragón) foi acusado pela polícia de ter praticado os crimes. No entanto, no período em que ocorreram os incêndios, o rocambolesco personagem estava preso em São Leopoldo (RS). A história da produção desse livro e o processo de pesquisa do autor são destrinchados no segundo e último episódio do podcast. 

O roteiro e a edição de áudio do podcast O Incendiário são de Matheus Machado, com supervisão de Rafael Gloria. A produção é do Nonada LAB, área de projetos culturais e educacionais do Nonada, com apoio da Libretos. O Incendiário está disponível no Spotify, Amazon Music e Google Podcasts.

O podcast integra o projeto de publicação do livro homônimo e foi realizado com recursos da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, por meio do Pró-cultura RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura.

Escute aqui:

Compartilhe
Ler mais sobre
história
Jornalista, Especialista em Jornalismo Digital pela Pucrs, Mestre em Comunicação na Ufrgs e Editor-Fundador do Nonada - Jornalismo Travessia. Acredita nas palavras.
Ler mais sobre
Processos artísticos Resenha

Em Vozes de retratos íntimos, Taiasmin Ohnmacht desenrola os fios da história de sua família