Pequena Memória para um Tempo Sem Memória #2 – O Dopinha

Anita Carneiro e Laura Galli
Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21

A coluna Pequena Memória para um Tempo Sem Memória busca expandir a conexão do público com a história da cidade e da ditadura civil-militar através da materialidade de locais pelos quais se passa cotidianamente. São ruas e prédios que possuem marcas – por vezes visíveis, por vezes invisíveis –  de um dos períodos de maior repressão no nosso passado recente. A cada edição, as historiadoras Anita Carneiro e Laura Galli abrem o mapa da cidade e apresentam um local marcado pela ditadura civil-militar em Porto Alegre.

Nosso ponto de partida, em setembro de 2020, foi o projeto Caminhos da Ditadura em Porto Alegre, que inspira a criação da coluna. Neste segundo texto, começamos a percorrer a cidade, com um dos locais mais emblemáticos dessa história: o Dopinha.

#2 O Dopinha

Na rua Santo Antônio, no bairro Bom Fim em Porto Alegre, funcionou o Dopinha, primeiro centro clandestino de tortura da ditadura civil-militar brasileira. Seu nome é um diminutivo do DOPS (Departamento de Ordem Política e Social) que operou, em grande parte do tempo, no Palácio da Polícia. É válido rememorar que o Rio Grande do Sul, segundo a Comissão Nacional da Verdade (CNV), foi o estado com a maior estrutura repressiva do país, ou seja, o estado que mais abrigou centros de detenção e tortura no Brasil neste período, com 39 locais. Mesmo que muitos leitores talvez conheçam o Dopinha, entendemos que é importante começar nosso percurso desta coluna por esse local, pois a partir dele é possível discutir diversas pautas sobre os locais de memória da ditadura civil-militar brasileira na capital gaúcha.

O Dopinha funcionou até o início da década de 1970, segundo a Comissão Nacional da Verdade, como um centro clandestino de tortura e desparecimento de pessoas que os militares acreditavam serem perigosas para a ditadura. A casa estruturalmente possuía uma passagem subterrânea na parte direita de sua lateral, onde se vê o portão de garagem, por onde os presos políticos chegavam nas dependências do casarão. O caso que revelou o Dopinha na estrutura repressiva dos militares foi o famoso “Caso das mãos amarradas” ainda no início da ditadura civil-militar. 

O sargento do exército Manoel Raymundo Soares foi sequestrado no dia 11 de março de 1966 em frente ao Auditório Araújo Vianna, por estar com um “material subversivo” – recortes de jornais carimbados com “abaixo a ditadura”. Manoel lutava pela volta do presidente João Goulart ao Brasil. Seu corpo foi encontrado no dia 24 de agosto de 1966 nas águas do Rio Jacuí, com as mãos amarradas e marcas de tortura. Acredita-se que durante a prisão ilegal que perdurou por cinco meses ele tenha passado pelo Dopinha – além de ter ficado preso e ter sido torturado na Ilha das Pedras Brancas, ou Ilha do Presídio. O assassinato de Manoel Raymundo Soares foi o primeiro caso de crime político noticiado nacionalmente e teve grande repercussão.

Importante ressaltar que esse caso só ganhou notoriedade, pois ainda nesta época (lembramos que foi antes do Ato Institucional nº 5, de 1968) a censura aos meios de comunicação ainda não era tão agressiva e extensiva. Assim, com a repercussão da imprensa ao caso e a forte pressão popular foi instaurado uma investigação pela promotoria de Justiça e também uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A partir do andamento dessas investigações, revelou-se parte da estrutura repressiva e as atrocidades cometidas no DOPS/RS com os presos, além da existência do Dopinha como centro clandestino de detenção, tortura e assassinato. O major da infantaria Luiz Carlos Menna Barreto, que comandava os dois locais, foi responsabilizado pelo assassinato de Manoel Raymundo Soares e os delegados do DOPS/RS, José Morsch e Itamar Fernandes de Souza, foram indicados como coautores. No Dopinha possivelmente foram torturadas e mortas muitas pessoas, no entanto são apenas três identificadas até o momento, como é o caso de Manoel Raymundo Soares, Carlos Heitor Azevedo e Gilda Marinho.

Segundo a historiadora Jocyane Baretta, outros dois casos contribuem para evidenciar a existência desse centro de tortura clandestino em pleno bairro Bom Fim. O primeiro é o caso Savi, em que o delegado da Polícia Civil de Porto Alegre José Luiz Carvalho Savi, teria solicitado tempo de serviço em que trabalhou como informante junto à Polícia antes de ser funcionário público – e possivelmente no Dopinha. E também o depoimento do médico Ênio de Oliveira, um dos raros civis que trabalharam no local, ao jornalista José Mitchell na década de 1980, em que admite ter trabalhado com a função de separar fichas dos “subversivos” e grupos contrários ao regime. No depoimento, o médico relatou forte aparato de controle, como gravações de conversas rotineiras e pouco contato com outros agentes.

Direito à memória, à verdade e à justiça

O Dopinha foi identificado como centro de tortura em 2011 e em 2013 foi realizado um ato público de abertura do casarão que envolveu o Comitê Carlos de Ré (Comitê do RS da Verdade, Memória e Justiça), governador Tarso Genro, prefeito José Fortunati além de familiares e do público. Esse ato seria a marca para transformar o antigo Dopinha no Centro de Memória Ico Lisbôa (apelido de Luiz Eurico Tejera Lisbôa, militante gaúcho assassinado em São Paulo em 1972 e cujo corpo, encontrado em 1979, foi o primeiro de um desaparecido político durante a ditadura civil-militar brasileira a ser identificado). 

Apesar do ato realizado e da luta contínua de militantes pelo direito à memória, à verdade e à justiça, o processo de transformar o Dopinha em um Centro de Memória está parado, a casa atualmente é de propriedade privada e está habitada. Em 2015 foi instalada uma placa na calçada da rua Santo Antônio, em frente ao casarão, pelo projeto Marcas da Memória, do Movimento de Justiça e Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da capital, que identificava o local como centro de detenção, tortura e morte. A placa foi um primeiro passo para reconhecer aquele como um lugar de memória da ditadura civil-militar brasileira, na busca por fazer justiça à memória daqueles e daquelas barbaramente torturados. Enquanto a disputa pelo casarão e instalação do Centro de Memória Ico Lisboa não está resolvida, a placa faz o papel de não deixar que se esqueça o que aconteceu ali.

Grupo por Verdade e Justiça/reprodução

No dia 29 de outubro de 2020, foi relatado através de uma postagem nas redes sociais do Grupo por Verdade e Justiça, que a placa pertencente ao projeto Marcas da Memória, que sinalizava a marcação do prédio como um local ligado à ditadura civil-militar brasileira, havia sido coberta com cimento e, assim, impossibilitando a leitura do texto sobre o Dopinha. 

Em tempos negacionistas em que vivemos não é estranho que esse tipo de atitude tenha sido tomada e é necessário apurar o quanto antes quem realizou o ato e suas intenções. Por fim, somamos nossas vozes ao Grupo por Verdade e Justiça: A História não se apaga com concreto, para que não se esqueça e para que nunca mais aconteça!

Referências

Compartilhe
Ler mais sobre
Comunidades tradicionais Processos artísticos Resenha

Do ventre da árvore do mundo vem “O som do rugido da onça”

Direitos humanos Reportagem

Mãos em cena: artistas de diferentes linguagens adotam a LIBRAS como metodologia criativa

Memória e patrimônio Reportagem

Pequena Memória para um Tempo Sem Memória #4 – A intervenção da ditadura militar na UFRGS