...

Podcast “Quando Chegou Carta” estreia segunda temporada

Foto: reprodução/editora Todavia

O podcast Quando Chegou Carta chega à sua segunda temporada, trazendo a leitura de uma correspondência do escritor Jorge Amado. O programa é um espaço para apresentar cartas trocadas entre diferentes artistas e intelectuais, e já selecionou textos de nomes como Clarice Lispector, Eneida de Moraes, Ana Cristina Cesar, Mario de Andrade, Guimarães Rosa, Cidinha da Silva, entre vários outros. O projeto é idealizado pelo jornalista Rafael Gloria, editor do Nonada Jornalismo.

No total, já foram 33 episódios publicados, incluindo cartas que registraram momentos históricos, como a luta dos artistas contra a censura da Ditadura Militar, em um episódio narrado pela atriz Cacilda Becker. Há também momentos de puro lirismo, como a carta do cronista Rubem Braga refletindo sobre amor. 

Sabe-se que a partir da correspondência é possível entender melhor o contexto da época em que os artistas estavam inseridos, seus receios, medos, inspirações e encantos. Há, também, a leitura pelo valor estético, literário das palavras que são trocadas entre os envolvidos.

Neste temporada, segue o foco na literatura brasileira, dando cada vez mais destaque à leitura da carta. Na missiva de Jorge Amado a uma leitora, o autor fala de seu amado estado e a influência de sua terra na escrita de suas obras. O podcast tem um financiamento coletivo no apoia.se

Ouça abaixo:

O Nonada produz ainda podcasts em edição especial e já realizou projetos sobre a cultura afro-gaúcha, o samba e a censura no Brasil, com financiamento do Sesc. Confira os programas clicando aqui ou no player abaixo.

Ler mais sobre
Destaque
Ler mais sobre
Comunidades tradicionais Processos artísticos Resenha

Do ventre da árvore do mundo vem “O som do rugido da onça”