Nonada muda site para refletir um novo jornalismo cultural

Um novo caminho acaba de ser traçado em nossa travessia. Modificamos o layout de nosso site a fim de representar nossa busca por um jornalismo cultural alternativo. Deixamos de lado as editorias clássicas do jornalismo tradicional, na medida em que não refletiam mais o modo como entendemos a Cultura.

Por que delimitar a Cultura quando ela é viva, pulsante e em constante transformação? Quando ela é plural? Aprendemos ao longo desses anos que a diversidade e a profundidade nos assuntos são essenciais para continuarmos existindo: aprendemos sim na prática e em conjunto, a partir das diversidades de visões das pessoas que compõem a equipe. E isso demorou tempo e muita reflexão.

Então, você não verá mais uma editoria de “Cinema”, ou de “Literatura”. A grande novidade no layout criado por Arthur Freitas é a nuvem de tags, que aqui chamamos de “Temas Frequentes”, o nome já explica por si só. Nosso objetivo é destacar as questões sociais relativas às culturas representadas por nossas matérias.

Ainda continuaremos cobrindo com afinco o campo artístico, fazendo resenhas de filmes, shows, fazendo reportagem sobre políticas públicas. Mas continuamos aprendendo e descobrindo novas formas de cultura. Cultura popular, cultura LGBT, cultura feminista, cultura quilombola. O Brasil é esse mosaico infinito de expressões, e é isso que buscamos conhecer cada vez mais e representar em nossas matérias. Cultura para além do sinônimo estrito de obra artística. Cultura como o conjunto de elementos que representam as mais variadas formas de viver. Na verdade tudo se encontra e se conecta nessa longa travessia de quase sete anos.

O Nonada – Jornalismo Travessia é um veículo independente. A única fonte de recursos no momento é nossa campanha de financiamento coletivo. Essa mudança só foi possível com a ajuda de vocês, mas ainda precisamos manter nossa sustentabilidade. Saiba como colaborar!

Compartilhe
Ler mais sobre
Comunidades tradicionais Processos artísticos Resenha

Do ventre da árvore do mundo vem “O som do rugido da onça”

Resenha

Uma tarde de amor livre na Redenção

Institucional Notícias

Jornalismo digital brasileiro se une em campanha de financiamento