Está no ar o podcast Cartografias da Censura à Arte no Brasil, que propõe uma reflexão sobre a história do cerceamento à liberdade de expressão no país, em especial durante o período de ditadura militar. Os diferentes conceitos de censura e seu entrelaçamento com temáticas afro-religiosas, feministas e queer também estão no programa.

Com financiamento do Sesc a partir do edital Sesc Cultura Convida e produção dos nossos editores Rafael Gloria e Thaís Seganfredo, o projeto tem como ponto inicial o Observatório de Censura à Arte, iniciativa idealizada pela nossa reportagem, que registrou até o momento mais de 50 casos de censura no Brasil desde o cancelamento da mostra Queermuseu, em Porto Alegre.

O podcast propõe uma reflexão teórica sobre o próprio conceito de censura por um viés interseccional, que engloba também os direitos humanos e a diversidade cultural. No programa, abordamos tópicos como métodos de cerceamento, consequências para o fazer artístico e ainda um levantamento das principais temáticas cujas obras sofreram censura nos últimos 3 anos, mapeadas pelo Observatório de Censura à Arte.

Ouça no Spotify:

Ouça no Yotube do Sesc Cultura Convida:

Sobre o Observatório de Censura à Arte

Plataforma online que mapeia casos de interrupção, cancelamento, silenciamento, vandalismo ou destruição de obras e eventos artísticos trazendo como marco temporal o cancelamento da mostra Queermuseu. Todos os casos de censura são mapeados a partir da imprensa ou de relatos enviados à nossa equipe e publicados após verificação jornalística dos fatos. O projeto já foi tema de reportagem na Folha de Pernambuco, revista Veja, jornal O Globo e Diário de Notícias (Portugal).

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support