Catálogo com 100 quadrinhos brasileiros tem distribuição internacional

Ilustração: “Angola Janga”, de Marcelo D’Salete

As Histórias em Quadrinhos no Brasil vivem um momento de efervescência no mercado editorial do Brasil e do exterior. Nos últimos 10 anos, com o alcance das mídias sociais e o fortalecimento de eventos e festivais voltados para o gênero, as HQs ganharam uma pluralidade de vozes e vivências que enriqueceram o conjunto de publicações. 

Lançado no dia 30 de janeiro, Dia do Quadrinho, o catálogo HQ Brasil é uma publicação financiada pelo Ministério das Relações Exteriores e editada por Érico Assis, com o objetivo de apresentar as HQs brasileiras para o mercado exterior.  A curadoria inclui 100 quadrinhos criados na última década por quadrinistas homens e mulheres de diferentes etnias, como LoveLove6 e sua garota siririca, ilustrações de Odyr para a edição da Companhia das Letras do clássico “A Revolução dos Bichos” e “Angola Janga: uma história de Palmares”, de Marcelo D’Salete. A publicação será distribuída em países como a França, mas a versão digital está disponível gratuitamente (com textos em inglês e em francês) aqui

Confira na íntegra a apresentação do catálogo, escrita por Érico Assis

As histórias em quadrinhos brasileiras acompanharam o desenvolvimento da imprensa no Brasil e a história do país. Após a Independência, em 1822, são das décadas de 1830 a 1880 as primeiras obras vistas como HQs, sobretudo na produção de Angelo Agostini, italiano radicado no Rio de Janeiro. A revista infantil O Tico-Tico, a partir de 1905, abriu as portas tanto para a larga produção nacional quanto para a importação de HQs estrangeiras. 

As décadas de 1930 a 1950 foram as dos suplementos infanto-juvenis nos grandes jornais, com tiras e HQs paginadas. Fundada em 1950, a Editora Abril viria a ser o maior grupo editorial do Brasil e publicaria quadrinhos em banca – sobretudo de licenças estrangeiras, como Disney, Marvel e DC Comics – por quase sete décadas. Das tiras de jornal às revistas (e animação para TV e cinema, parques temáticos, licenciamentos mil), Mauricio de Sousa construiu um império baseado nos quadrinhos da Turma da Mônica. Durante a ditadura militar (1964-1985), havia focos de crítica e resistência à censura nas tiras de Henfil e nos quadrinhos da revista humorística O Pasquim. Na retomada democrática, autores de humor escrachado e adulto, como Laerte, Glauco e Angeli, fizeram enorme sucesso em jornais e revistas.

Após um período de estagnação econômica geral na década de 1990, uma série de fatores contribuiu para a retomada do quadrinhos brasileiro no século atual. A difusão da internet como meio de divulgação, agenciamento, compra e venda contribuiu para formar carreiras de artistas, fundação de editoras e potencialização da crítica especializada. Os mangás começaram a aparecer em peso, abrindo um setor antes inexistente nas bancas e angariando novos públicos. Seguindo uma tendência dos EUA, grandes livrarias começaram a ter espaços de destaque para quadrinhos, apoiados na ascensão da cultura geek e no sucesso do cinema de super-herói. A italiana Panini instalou-se no país em 2000 e hoje responde por mais de metade do mercado de quadrinhos, publicando Marvel, DC, mangás e Turma da Mônica. O governo brasileiro, através do Programa Nacional Biblioteca na Escola, começou a comprar quadrinhos em grandes tiragens, o que fomentou a produção nacional e a criação de selos de quadrinhos nas principais casas editoriais brasileiras.

Os festivais de quadrinhos foram pontos de convergência importantes na fase recente do quadrinho brasileiro. O Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte (bienal, desde 1997), a Bienal Internacional de Quadrinhos de Curitiba (desde 2011) e a Comic Con Experience (anual, desde 2014) são os principais eventos de encontro da cena nacional, com grande impulso de vendas, contato com influências estrangeiras e promoção dos quadrinhos. Entre os maiores beneficiados dos festivais estão os quadrinistas independentes, que planejam lançamentos e campanhas de financiamento coletivo conforme as datas de cada evento.

Prêmios nacionais e internacionais fomentam o quadrinho brasileiro. O Troféu HQ Mix, concedido anualmente desde 1989, acompanha as principais obras de artistas brasileiros. Em 2017, o Prêmio Jabuti – premiação mais tradicional do mercado editorial, fundada em 1958 – abriu sua categoria Histórias em Quadrinhos. No plano internacional, brasileiros como Fábio Moon, Gabriel Bá, Rafael Albuquerque, Ivan Reis, Marcello Quintanilha e Marcelo D’Salete conquistaram troféus importantes como o Eisner Award (EUA), o Harvey Award (EUA), categorias do Festival d’Angoulême (França) e do Rudolph Dirks Award (Alemanha). Isto tem impulsionado a publicação de obras brasileiras no exterior.

O Brasil não possui um mercado de produção industrial de quadrinhos tal como EUA, França-Bélgica, Itália, Coreia do Sul ou Japão. Existem focos de alta produção, como a Mauricio de Sousa Produções – líder em vendas de quadrinhos no país – e dezenas de desenhistas que colaboram com editoras de super-heróis e congêneres nos EUA. Fora isto, há centenas de autores que circulam entre a cena independente e editoras de pequeno ou médio porte. O formato revista, com edições de 16 até por volta de 100 páginas, é preferencial entre os independentes. No material publicado por editoras, verifica-se nesta década a preferência por acabamentos de luxo – como a capa dura – e extensões que vão das 48 às 200 páginas, sendo que alguns álbuns já superaram a barreira das 400. Há altos e baixos nesta produção editorial, porém, bastante sensível às flutuações da economia brasileira.

A seleção apresentada neste catálogo busca representar a variedade de temas, a variedade de gêneros (sexuais e narrativos), a variedade de estilos artísticos e a variedade de procedências dos autores e autoras a partir de um recorte de dez anos no mercado editorial brasileiro, de 2009 a 2018. Optou-se também por destacar apenas uma obra por autor. Dados estes limites, fica a sugestão de consulta aos próprios autores e às editoras quanto a demais obras que compõem seus respectivos portfólios e catálogos. A HQ brasileira é muito, muito mais. O que se apresenta aqui é meramente introdução.

Compartilhe
Ler mais sobre
Direitos humanos Notícias Políticas culturais

Unesco sugere salário mínimo a todos os trabalhadores da cultura

Notícias

HQs clássicas de Conan serão republicadas em edição de luxo

Políticas culturais Reportagem

Da diversidade cultural aos direitos trabalhistas, Conferência elege 30 propostas para nortear novo Plano Nacional de Cultura