...

Largo Zumbi dos Palmares: Uma história de resistência

Foto: Carol Ferraz/Nonada

O podcast Largo Zumbi dos Palmares: Uma história de resistência é um projeto especial desenvolvido pelo Nonada – Jornalismo Travessia e uma tentativa de contar parte da grande história desse espaço de referência para a população negra da cidade de Porto Alegre. Para o programa, entrevistamos a doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rosiéli Melgarejo da Silva e o professor e historiador Manoel José Ávila.

Conhecido como Largo da Epatur até 2002, devido à presença da sede da antiga Empresa Portoalegrense de Turismo (EPATUR), foi com o esforço dos diversos movimentos negros da cidade que lutam pela valorização da memória e do espaço da população afrogaúcha em Porto Alegre que em 2002 o espaço recebeu o nome oficialmente, por meio da Lei 9035/02, de Largo Zumbi dos Palmares, em homenagem ao herói abolicionista e também devido à histórica presença negra no bairro.

Atualmente, ele também é um espaço de convivência comunitária, sendo o local onde se realiza uma das maiores feiras livres do Rio Grande do Sul todos os sábados pela manhã. Mas o largo não perdeu a sua característica de valorização e de expressão da população negra e da sua cultura, com muitos eventos e manifestações, tornando-se também um território de identificação dos movimentos sociais, de encontros de marchas e passeatas políticas, assim como de várias manifestações artísticas.

O largo Zumbi dos Palmares que leva o nome do grande líder quilombola, referência na luta pela liberdade, é uma identificação importante que relembra a histórica resistência e que também serve para os tempos atuais. Justamente porque as relações territoriais perduram, assim como as relações de poder e desigualdade. Uma identificação que ultrapassa os anos e incentiva a reunião de diferentes sujeitos e necessidades, atuando seja nas artes, em manifestações ou no lazer.

Ouça abaixo ou acesse o link.

O projeto conta com financiamento do edital FAC Digital RS, via cultura.rs.gov.brfeevale.br e feevaletechpark.com.br

Jornalista, Especialista em Jornalismo Digital pela Pucrs, Mestre em Comunicação na Ufrgs e Editor-Fundador do Nonada - Jornalismo Travessia. Acredita nas palavras.
Ler mais sobre
Conteúdo de marca Processos artísticos

Oliveira Silveira será homenageado pelo Festival Internacional Literário de Gramado

Direitos humanos Notícias Políticas culturais

Unesco sugere salário mínimo a todos os trabalhadores da cultura

Memória e patrimônio Opinião

Histórias silenciadas de mulheres abolicionistas da Independência